Durante o crescimento do seu filho, as cadeirinhas sempre serão úteis e necessárias, mas não necessariamente a mesma por muito tempo. Existem diferentes tipos de cadeirinha para auto e, hoje, vamos explicar as diferenças de cada um.
A resolução 277 do Contran afirma que uma criança deve, obrigatoriamente, ser instalada em uma cadeirinha para auto até os seus sete anos e meio de idade.
E, além disso, a lei classifica os assentos de carro infantil em diferentes grupos de acordo com o peso, idade e estatura da criança.
Desde o bebê conforto até o assento de elevação, cada grupo de massa exige uma cadeirinha ideal e tem suas características particulares.
Assim sendo, se você tem dúvidas sobre os diferentes tipos de cadeirinha para auto e qual é a mais indicada hoje para o seu filho, continue a leitura e entenda!
1. O bebê conforto (grupo 0+ - do nascimento até 13 kg)
Não é segredo para ninguém que, desde a saída da maternidade, o bebê deve apenas viajar em uma cadeirinha para auto. Nesse caso, no bebê conforto.
Em geral, os recém-nascidos e bebês mais novinhos se encaixam nos grupos de massa 0 ou 0+:
• Grupo de massa 0 - do nascimento até 10 kg | meninos: até 13 meses ou 0,77 m e meninas: até 17 meses ou 0,79 m
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
Dessa forma, para os pequeninos, os bebês conforto são os dispositivos mais adequados para o seu grupo de massa.
Nessa fase, o bebê conforto deve ser instalado nos bancos traseiros do carro, de costas para o movimento.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões graves ou fatais num acidente se estiverem de costas para a dianteira do automóvel.
Estando na posição de costas para o movimento, os bebês têm cinco vezes menos pressão exercida no pescoço em caso de impactos no trânsito e acidentes.
Nessa posição, em caso de acidentes, a criança será impulsionada para o interior de sua cadeirinha para auto, sua cabeça ficará bem envolvida e seu corpo receberá menos pressão.
Dessa forma, para manter a segurança da criança no veículo, é recomendável que o bebê conforto seja instalado de costas para o movimento pelo maior período possível, o ideal é pelo menos no mínimo até os 15 meses ou 10 kg.
É importante lembrar, ainda, que além de ser a opção mais confortável para os bebês, o bebê conforto pode também ser usado para transporte manual ou como moisés.


Ange Accès Foncé | Beone Luxe Framboise


Beone SP Mickey Mouse Baby | Beone SP Minnie Mouse Baby
2. Cadeirinha (grupos 0/1/2 - do nascimento até 25 kg)
A cadeirinha é um dispositivo ideal para crianças já um pouco maiores e há modelos que atendem os grupos 0+/1 (do nascimento até 18 kg) e outros ainda mais híbridos, englobando os grupos 0/1/2 (do nascimento até 25 kg).
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
É importante lembrar que, muitos pais, pensam em, de cara, adquirir uma cadeirinha ao invés de um bebê conforto, já que ela pode atender o bebê por muitos anos.
De fato, se comprar primeiramente um bebê conforto, é provável que em poucos meses você tenha que trocá-lo por uma cadeirinha.
Este tipo de modelo que atende a mais de um grupo é mais vantajoso financeiramente; entretanto, eles não são tão confortáveis quanto um bebê conforto para os bebês novinhos.
Mas vale ressaltar que as cadeirinhas contam com inúmeras características de conforto e segurança.
Aqui na Team Tex, por exemplo, temos a cadeirinha Revo, indicada para os grupos 0+/1 que tem uma base giratória em 360 graus, facilitando a acomodação da criança.
Já as cadeirinhas Primo e Eris tem quatro posições de reclinação e encosto de cabeça ajustável em várias posições.

Revo Gris


Primo Minnie Mouse Paris | Eris Denim Gris
3. Assentos de elevação (grupos 1/2/3 - de 9 kg até 36 kg)
Para as crianças maiores, o assento de elevação é a cadeirinha indicada, uma vez que eleva a criança para que o cinto de segurança do próprio carro passe pelas partes certas do corpo (ombro, peito e quadril).
Em geral, os assentos de elevação englobam os grupos de massa 1/2/3 - de 9 kg até 36 kg.
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Sem o assento de elevação, os cintos de segurança dos carros são projetados para proteger adequadamente pessoas que medem pelo menos 1,45 m de altura.
Ou seja, se seu filho tem 8, 9 ou 10 anos mas ainda não possui essa altura, ele ainda precisa utilizar um assento para elevação.


Kalle Accès Rouge | Beline Luxe Homem-Aranha
Por fim, antes de escolher o assento ideal, avalie os tipos de cadeirinha para auto de acordo com os grupos de massa.
A vantagem das cadeirinhas que misturam um ou mais grupos é que elas atendem seu filho por mais tempo, sem deixar de lado o conforto e a segurança.
Agora que você já conhece os tipos de cadeirinha para auto, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!