Não basta comprar uma cadeira para auto e colocá-la no carro para garantir a segurança do seu filho. Muitos pais cometem enganos sobre o uso da cadeirinha infantil que deixam os pequenos em risco!
A perfeita instalação, a posição e o grupo de massa da criança são alguns dos aspectos que devem ser considerados para que as viagens e passeios sejam perfeitamente protegidos.
Se você está pensando em adquirir uma nova cadeirinha ou tem dúvidas sobre a perfeita instalação do dispositivo, continue a leitura.
Vamos apresentar os principais enganos sobre uso da cadeirinha infantil para você não cometê-los!
1. Uma criança de 7 anos não precisa mais de cadeirinha
Falso! A resolução 277 do Contran afirme que uma criança deve, obrigatoriamente, ser instalada em uma cadeirinha para auto até os seus sete anos e meio de idade.
No entanto, você não deve se orientar apenas pela idade da criança, mas também pela estatura e peso para verificar se a cadeirinha é necessária.
Isso porque, sem a cadeirinha, os cintos de segurança dos carros são projetados para proteger adequadamente pessoas com mais de 1,45 m de altura.
Ou seja, se seu filho ainda não possui essa altura, ele ainda precisa utilizar uma cadeirinha para que o cinto de segurança passe pelas partes corretas de seu corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro).
Dessa forma, para verificar se o uso da cadeirinha infantil ainda é necessário, você precisa levar em conta o grupo de massa da criança.
Os grupos de massa
• Grupo de massa 0 - do nascimento até 10 kg | meninos: até 13 meses ou 0,77 m e meninas: até 17 meses ou 0,79 m
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Ou seja, pode ser que até por volta de 10 ou 11 anos de idade, seu filho ou filha precise usar a cadeirinha. Avalie sempre a morfologia da criança!
2. A cadeirinha deve ser instalada de frente para o movimento do carro
Nem sempre! Para manter a segurança da criança no veículo, é recomendável que a cadeirinha para auto seja instalada de costas para o movimento pelo maior período possível, o ideal é pelo menos no mínimo até os 15 meses de idade ou 10 kg.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões num acidente se estiverem de costas para o movimento.
Em caso de acidente, as lesões cranianas são as mais frequentes entre as crianças. Isso porque a cabeça do bebê é relativamente grande em proporção ao resto do corpo e os ossos do seu pescoço são estruturalmente imaturos.
Dessa forma, quando ele está de frente, independentemente de seus ombros e troncos estarem bem presos, em uma batida violenta sua cabeça e pescoço são lançados para frente.
Estando na posição de costas para o movimento, os bebês têm cinco vezes menos pressão exercida no pescoço em caso de impacto.
Nessa posição, a criança será impulsionada para o interior de sua cadeirinha para auto, sua cabeça ficará bem envolvida e seu corpo receberá menos pressão.
Dessa forma, nos primeiros anos de vida, a cadeirinha deve ser instalada de costas para o movimento.
3. Não tem problema usar casacos grossos quando for usar a cadeirinha
Falso! No inverno, não recomendamos manter a criança vestida com casacos pesados ao prendê-la na cadeira para auto, pois a roupa pode afetar o fechamento ideal das correias que, ao ficarem menos tensas, protegem menos a criança em caso de colisão. +++
O mesmo conselho vale para a capa das cadeiras para auto. Se for espessa demais, para oferecer mais conforto, reduzirá a segurança da criança no veículo.
Isso porque, em caso de acidente, com a pressão do impacto, a espuma da capa poderá se comprimir e, obrigatoriamente, deixar as correias mais soltas.
Todas as cadeiras para auto da Team Tex têm uma espessura de espuma correta para proporcionar o máximo de conforto e segurança às crianças no carro!
4. Posso instalar a cadeirinha com cinto de dois pontos
Não. O uso da cadeirinha infantil apropriado apenas para veículos equipados com cinto de segurança de três pontos retrátil.
Além disso, tenha cuidado com a instalação da cadeirinha no banco do meio da traseira do carro. Instale somente se o veículo for equipado com cinto de três pontos retrátil.
Como você pôde ver, alguns enganos simples sobre o uso da cadeirinha infantil podem colocar em risco a segurança do seu pequeno.
Por isso, atenção é fundamental. Além disso, não se esqueça de ler o manual de instruções e garantir a perfeita instalação.
Agora que você já conhece os enganos sobre o uso da cadeirinha infantil, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!