Escolher a cadeirinha infantil é uma grande responsabilidade, uma vez que esse dispositivo é responsável por garantir a segurança e conforto da criança.
A escolha correta deve ser um modelo que se adapte perfeitamente à morfologia da criança, respeitando seu peso e tamanho.
Por exemplo, ao escolher a cadeirinha infantil, você não deve optar por um modelo grande demais para que ela sirva por muitos anos - é necessário investir em um assento modular e escalonável.
Se você quer saber como escolher a cadeirinha infantil ideal para o seu filho, é melhor seguir 5 dicas básicas. Confira!
1. Entenda o tipo de cadeirinha ideal para cada idade
De acordo com o artigo primeiro da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, “para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente”.
No entanto, até os sete anos e meio de idade, há variações no modelo de dispositivo a ser usado, que podem te influenciar em como escolher a cadeirinha infantil:
• Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê-conforto, de costas para o movimento.
• Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
• Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.
• Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás - desde que tenham altura superior a 1,45 m, caso contrário, devem utilizar, ainda, o assento de elevação.
2. Leve em consideração o grupo de massa da criança
Escolher a cadeirinha infantil ideal para o seu filho não deve considerar apenas a idade, como propõe a legislação, mas também o peso e o tamanho da criança.
Como as cadeirinhas são divididas em grupos de massa, isto ajuda a escolher a cadeirinha infantil levando em conta os três fatores:
• Grupo de massa 0 - do nascimento até 10 kg | meninos: até 13 meses ou 0,77 m e meninas: até 17 meses ou 0,79 m
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Dessa forma, você deve escolher o modelo de cadeirinha alinhado sempre ao grupo de massa correspondente do seu filho ou filha.
3. Busque escolher a cadeirinha infantil que seja certificada e segura
Evite escolher uma cadeirinha infantil que não seja certificada de acordo com as normas brasileiras de segurança e que não tenha passado por testes de segurança e resistência.
Aqui na Team Tex, por exemplo, todas as cadeirinhas respeitam rigorosamente os últimos padrões de segurança sujeitos a estritos regulamentos mundiais - ECE R44/04 (Europa) e a NBR 14.400 (Brasil).
Além disso, desde 2002, contamos com um próprio laboratório interno para execução dos ensaios dinâmicos ("crash-tests"), uma vez que a legislação europeia exige um ensaio a cada 5.000 unidades produzidas.
Essas medidas garantem que as cadeirinhas são seguras para transportar os pequenos e resistentes contra choques e freadas bruscas.
Além disso, é importante ressaltar que comprar uma cadeirinha usada não é recomendado.
Quando o produto já foi adquirido e utilizado por outras pessoas, é impossível saber o histórico de uso do dispositivo, ou seja, não sabemos como ele foi manuseado e conservado.
E se a cadeira tiver passado por um acidente ou quebrou-se e foi consertada?
Quando uma cadeirinha para auto passa por um acidente ou uma freada muito brusca, a estrutura plástica da cadeira pode ser comprometida devido ao esforço a que ela foi submetida. E este comprometimento não é visível a olho nu!
A cadeira para auto de segunda mão pode parecer estar em bom estado, limpa e talvez até seja de uma grande marca, mas é impossível testá-la para saber se ela está em condições de proteger o seu filho em caso de acidente.
4. Considere a reclinação e outras opções de conforto
Além da certificação de segurança e, é claro, da adaptabilidade à morfologia da criança, ao escolher a cadeirinha infantil, leve em conta alguns aspectos que podem proporcionar mais conforto para o pequeno.
É importante verificar se o modelo de cadeirinha inclui algumas funcionalidades, como:
• Possibilidade de ajuste da altura do cinto de segurança;
• Variedade de posições de reclinação;
• Encosto de cabeça ajustável de acordo com a altura da criança;
• Almofada redutora de costas e assento;
• Ombreiras;
• Travesseiro;
• Protetor entre as pernas;
Vários desses aspectos irão proporcionar conforto para os pequenos, sobretudo em viagens mais longas - facilitando até o sono e evitando, assim, que a criança fique agitada.
5. Escolha as estampas favoritas do seu filho
Ao longo do primeiro ano de vida, as crianças começam a se expressar e desejam ter autoafirmação, podendo demonstrar-se aborrecidas e resistentes ao encontrar oposição ao que desejam.
Portanto, viajar na cadeirinha, principalmente quando precisa ser de costas para o movimento, o que impede a criança de ver os pais, pode ocasionar recusas por parte do pequeno.
Assim sendo, além do diálogo e da instalação de espelhos para que as crianças possam ver os pais (no caso das cadeirinhas posicionadas de costa para o movimento), é necessário ter outros elementos para convencer o seu pequeno a viajar na cadeirinha.
Um artifício de convencimento é escolher a cadeirinha infantil que tenha uma estampa divertida, como de personagens dos seus desenhos animados favoritos.
Além de tecidos coloridos e animados, os personagens são uma verdadeira motivação para a viagem.
Em caso de recusa, é só falar para o pequeno: “vamos, você irá viajar com a Minnie/Mickey!”. Pode contar que a postura dele irá mudar na hora!
Beone SP Mickey Mouse Baby | Beone SP Minnie Mouse Baby
Revo Denim Minnie Mouse | Revo Denim Mickey Mouse
Primo Mickey Mouse | Primo Mickey Mouse Vite
Beline Luxe Minnie Mouse Paris | Beline Luxe Mickey Mouse Paris
Escolher a cadeirinha infantil deve ser uma decisão pautada na segurança e no conforto do seu filho, além de ter como base as exigências da legislação, evitando multas e sanções.
Agora que você já sabe sabe como escolher a cadeirinha infantil, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!
Confira todos os modelos da Team Tex em nosso e-commerce: