Oferecer ajuda nas tarefas escolares dos pequenos é uma grande responsabilidade dos pais na educação e desenvolvimento cognitivo das crianças.
Uma pesquisa recente da fundação educacional britânica Varkey concluiu que pais brasileiros dedicam uma média de oito horas por semana ajudando os filhos com as atividades escolares - uma hora a mais do que a média global, entre 29 países que participaram do levantamento.
Com os deveres de casa, espera-se que a criança sistematize o conteúdo aprendido em sala de aula.
As tarefas também tem o objetivo de incentivar a criação do hábito de estudar além do período escolar.
Como são atenciosos, muitos pais brasileiros podem pecar na ajuda nas tarefas escolares, muitas vezes tomando a autonomia dos filhos e resolvendo o problema por eles.
Acompanhar os exercícios deve ser apenas um suporte, auxílio e incentivo e não um meio de solucionar o problema pelo seu filho.
Pensando nisso, separamos 5 dicas valiosas para que os pais possam oferecer ajuda nas tarefas escolares de maneira saudável. Confira!
1. Estabeleça um local adequado
A lição de casa deve ser feita em um lugar que favoreça a concentração - isso quer dizer longe dos brinquedos, televisão, games e outros.
Seu filho deve entender que o momento do dever de casa é um rito de passagem do descanso para as responsabilidades.
Por isso, compre uma escrivaninha e monte um espaço de estudos próprio, seja no quarto ou no escritório.
A iluminação e a ventilação também devem ser boas, a fim de não afetar o bem-estar do seu filho durante a resolução das tarefas.
2. Ajude a criança a organizar o espaço
Além de definir um espaço próprio para a as tarefas escolares, é necessário organizá-lo, tornando-o propício ao estudo.
A organização ajuda as crianças a se tornarem organizadas e entender tudo o que necessita para ter um estudo tranquilo.
Incentive seu filho a pegar o material de cada lição (livros, cadernos e apostilas), bem como lápis, borracha e caneta antes de começar. Oriente-o também a guardar tudo ao final.
Além da autonomia, essas atitudes simples vão ajudá-la a diferenciar o momento da brincadeira e o da “obrigação”.
3. Determine um horário fixo para oferecer ajuda nas tarefas escolares
Para oferecer a melhor ajuda nas tarefas escolares, seu filho precisa entender esse momento como parte integrante e indispensável da rotina.
Por isso, o dever de casa deve ser feito sempre em um mesmo horário! Se o seu filho chega da escola muito cansado, é melhor deixar a lição para o dia seguinte. Se chega no fim da manhã, tente fazer à tarde.
Uma dica que funciona é a construção do “quadro da rotina”, que deve ser colocado num lugar de fácil acesso, como a porta da geladeira.
Isso ajuda a família a administrar o tempo, além de ir ensinando a criança a dar conta das próprias responsabilidades.
4. Dê suporte, mas deixe que seu filho trabalhe sozinho
Ao oferecer ajuda nas tarefas escolares, os pais precisam entender que o exercício é da criança e não deles.
Por isso, os pais devem saber o limite entre o suporte e a autonomia. A primeira coisa é nunca ceder à tentação de resolver os problemas para as crianças.
Você pode reler com seu filho o enunciado da lição para reforçar o que foi proposto, ainda que a professora certamente já o tenha explicado em classe.
Mas jamais dê as respostas prontas! Caso contrário, pode “atropelar” a construção do raciocínio do seu filho.
O seu papel é ser um agente facilitador nesse caso, mas não o autor das respostas oferecidas por ele.
5. Seja parceiro da escola
A parceria entre os pais e a escola é essencial! Sendo assim, como mãe ou pais, mantenha-se informado e participe das reuniões escolares.
A participação é fundamental para compreender o contexto da lição de casa, bem como a maneira que a escola conduz o processo de aprendizagem.
Você com certeza se sentirá mais segura para oferecer ajuda nas tarefas escolares se estiver ciente dos objetivos que a escola pretende alcançar.
Por fim, quanto à correção de deveres, é fundamental que os pais ajudem, mas também deixem que o seu filho participe da correção feita em sala de aula e que ele entenda, junto do professor, onde errou.
Agora que você já sabe como como oferecer ajuda nas tarefas escolares, que tal dar essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!