Fazer os trajetos de carro com as crianças podem ser uma tarefa desafiadora, porque elas são muito ativas e passar longos períodos no carro pode ser muito desagradável nessa idade.
Em geral, elas se comportam na primeira meia hora e, depois, começamos a ouvir frases como: "a que horas a gente vai chegar?", "quero descer!", "quero fazer xixi!", "é muito longe"
e "não tem nada para fazer".
Entretanto, durante as férias ou simplesmente em uma viagem de final de semana, não há como evitar o uso do carro e, então, é preciso soltar a imaginação para ocupá-los durante os trajetos.
Para que a viagem seja tranquila, mesmo com os pequenos no carro, é fundamental propor brincadeiras e levar uma série de suprimentos para deixá-los entretidos.
Separamos 6 ideias que serão muito úteis para entreter as crianças nas viagens de carro daqui para frente. Continue a leitura!
1. Desenhos e figuras para colorir
Essa é uma diversão tradicional, mas que pode funcionar para entreter as crianças nas viagens de carro por um bom tempo.
Leve lápis de cor, canetinhas e caderno de colorir para a viagem, para que os pequenos possam passar horas pintando.
Quando o seu filho cansar da atividade, lembre-se de pedir que ele guarde as canetinhas e os materiais, para evitar a bagunça e qualquer pequeno acidente.
2. Playlist de músicas
É muito melhor ouvir os pequenos cantarem do que escutar reclamações por horas a fio.
Portanto, faça uma lista com as músicas favoritas deles e da família e coloque-as para tocar no som do carro. Vocês passarão um bom tempo cantando!
3. Lanches leves e saudáveis
Muitas vezes, as crianças se agitam durante longos trajetos em função da fome. Por isso, esteja preparado!
Leve para a viagem lanches e bebidas leves, mas que ofereçam sustância. Prefira frutas, sucos, biscoitos e água.
Os petiscos irão acalmar os pequenos e, em alguns momentos, farão com que você não precise parar na estrada.
4. Revistinhas
As revistinhas de atividades educativas, como caça-palavras, cruzadinhas e continhas podem ser uma boa alternativa para entreter as crianças nas viagens de carro.
Escolha a atividade levando em consideração a idade do seu filho e o tipo de conhecimento que ele está desenvolvendo.
5. Brinquedos
Toda criança possui um brinquedo pelo qual é apaixonada, sejam carrinhos, bonecas, bichinhos de pelúcia ou peças de lego.
Considere levar esses itens nas viagens, uma vez que eles estão acostumados a usar a imaginação e se divertir com os objetos.
Tome cuidado com os objetos soltos no interior do veículo, que podem vir a causar ferimentos ou provocar acidentes em casos de frenagens mais bruscas.
Evite também, não só durante as viagens, brinquedos com pontas ou partes pequenas que podem ser engolidas ou ferir.
6. Desenhos animados
Em geral, com um bom desenho animado do qual as crianças gostem, os pais conseguem ficar tranquilos por uma boa hora. E, com um pouco de sorte, elas dormirão assistindo e ficarão mais descansadas!
Para exibir os desenhos com segurança, o ideal é fazer o uso de telas devidamente presas ao banco dianteiro.
7. Jogos e brincadeiras
As brincadeiras e jogos coletivos, além de serem uma alternativa para entreter os pequenos, conseguem criar um momento mais próximo entre as pessoas da família.
Listamos algumas ideias muito divertidas e ideais para serem colocadas em prática na estrada. Veja só!
Jogo das palavras
Sorteie a ordem dos jogadores. Em seguida, o primeiro deve dizer uma palavra qualquer.
O segundo, por sua vez, deve dizer rapidamente uma palavra relacionada com a anterior.
Por exemplo, se o primeiro disse “camisa”, o segundo pode dizer “calça” ou “guarda-roupa”.
E assim segue, com cada jogador na sua vez. No final de cada rodada, compare a primeira palavra e a última e veja que relação elas de fato têm.
Bingo de placas
Distribua cartelas de bingo, nas quais devem marcar o número das placas dos carros que aparecerem na estrada.
Por exemplo, se passar um carro com a placa LUC – 2861, um adulto deve cantar os números 28 e 61, mas não o 86, que está no meio.
Quem fechar uma linha inteira ganha um brinde e quem fizer a cartela cheia, ganha uma revistinha de atividades, por exemplo.
Histórias comunitárias
As crianças têm uma imaginação fértil que poderá ser aproveitada para criar uma história coletiva.
Nessa brincadeira, uma história deve ser construída por todos, com personagens ou paisagens que estejam sendo vistas da janela do carro, por exemplo.
A mãe ou o pai podem começar falando: “Era uma vez uma vaquinha…” e na sequência o próximo jogador repete a frase e continua a história.
Matemática com placas
Os números das placas dos carros podem gerar divertidos cálculos matemáticos!
Peça para as crianças para somar, subtrair ou multiplicar todos os números das placas dos carros ou caminhões durante o percurso.
A tecnologia não é a melhor forma de entreter as crianças nas viagens de carro
As novas tecnologias, como os tablets, os smartphones e os consoles de jogo são capazes de prender a atenção das crianças.
Entretanto se, dentro de casa esses dispositivos devem ser usados com moderação, no carro essa é uma preocupação ainda maior.
Tablets e celulares soltos no banco de trás podem apresentar grandes riscos em caso de colisão. Em um acidente, os dispositivos podem ser arremessados e causar feridas nos passageiros.
Além disso, passar grande parte da viagem com a cabeça baixa e olhos fixados nas telas pode gerar dores de cabeça e enjoos.
Portanto, a melhor alternativa é manter os aparelhos guardados nas malas. Aproveite o momento para promover a interação entre a família e estimular a criatividade dos pequenos.
Ao viajar por longos percursos, faça pausas a intervalos regulares
Mesmo que seus filhos permaneçam calmos durante a viagem e que você queira dirigir por mais tempo sem parar para chegar mais rápido, é melhor evitar!
Busque parar ao menos a cada duas horas, para descansar um pouco da estrada e para permitir que seus filhos estiquem as pernas.
Se você viaja de carro com um bebê, você deve parar o mais cedo possível, para retirá-lo de sua cadeira para auto e reposicioná-lo. Além disso, dê água ao pequeno com regularidade. Não é porque o bebê não está chorando que ele está bem, obrigatoriamente.
Com dicas simples, é possível manter as crianças distraídas durante um longo trajeto e garantir a tranquilidade do motorista e de toda a família.
Agora que você já conhece as ideias para entreter as crianças nas viagens de carro, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!