Manter-se ativa durante os nove meses de gestação é fundamental para evitar muitas complicações e doenças. Por isso, as atividades físicas para gestantes devem ser consideradas pelas mamães.
Os exercícios físicos promovem uma série de benefícios para as grávidas, como maior disposição, redução de inchaço e enjoos, alívio nas dores nas costas e articulações e, ainda, previnem doenças como a diabetes gestacional e a hipertensão arterial.
Isso tudo sem contar os benefícios para a hora do parto, já que, a partir das atividades físicas para gestantes, você terá um melhor preparo muscular e cardiovascular e uma rápida recuperação no pós-parto.
De acordo com o Chefe do Centro de Assoalho Pélvico do Hospital e Maternidade Santa Joana, Carlos Del Roy, “exercitar o assoalho pélvico durante a gravidez traz benefícios imensos para a gestante, como a diminuição de dores, melhora da respiração e da pressão arterial e fortalecimento da musculatura".
No entanto, é preciso saber quais os exercícios certos a se praticar e os cuidados que devem ser tomados para que mãe e filho não corram riscos.
Pensando nisso, listamos a 7 atividades físicas para gestantes mais seguras e prazerosas. Confira!
1. Musculação
Apesar de muitas mamães acreditarem que a musculação é incompatível com a gestação, a modalidade pode ser, sim, adotada na gravidez - principalmente se a mulher já praticava.
No entanto, essa é uma das atividades físicas para gestantes que devem ter autorização do ginecologista.
Se recomendada e praticada com moderação a musculação é capaz de fortalecer as musculaturas responsáveis pelo controle da postura, evitando dores nas costas e articulações.
É importante enfatizar que as mamães devem tomar extremo cuidado para não pegarem excesso de peso.
2. Pilates
O pilates é uma das atividades físicas para gestantes mais praticadas, auxiliando as mulheres tanto nos aspectos físicos quanto mentais.
A prática oferece uma melhora na postura e auxilia no fortalecimento dos músculos das pernas, o que é importante para evitar dores nas costas.
O pilates também atua no fortalecimento da musculatura dos braços, que prepara a mulher para carregar o bebê.
O fortalecimento da região do períneo também é um dos benefícios, combatendo a incontinência urinária e auxiliando a contração abdominal, que é fundamental para o parto.
Psicologicamente, o pilates é um aliado por trabalhar a concentração e a respiração, trazendo mais calma e relaxamento para a gestante e seu filho.
No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes.
3. Hidroginástica
A hidroginástica é uma das atividades físicas para gestantes mais recomendadas pelos médicos, pois ajuda a mulher a se exercitar sem sobrecarregar o corpo, pois a água suaviza os movimentos.
Essa modalidade é como uma aula de aeróbico, exercida dentro da água. Além de trabalhar os músculos, proporciona melhoras no equilíbrio físico e na postura.
A circulação sanguínea também é ativada, combatendo assim o inchaço de pernas e pés.
Isso é muito interessante, sobretudo no último trimestre de gestação, quando os inchaços são mais frequentes.
Além disso, por ser um meio relaxante, a água permite um alívio do estresse e diminuição da ansiedade.
Mas tome cuidado: por não estarem sentindo o peso real do corpo, algumas gestantes exageram na intensidade dos exercícios e isso não é recomendado.
Logo, evite movimentos que comprimam estômago e abdômen, além de saltos muito altos dentro da água.
4. Caminhada
A caminhada também é uma das atividades físicas recomendadas pelos médicos por ser simples e não exigir muita aptidão.
A prática fortalece os músculos das pernas, facilita o bom posicionamento da coluna e, assim, ajuda a mulher a sustentar o peso da barriga.
Além disso, estima-se que o movimento do quadril ao caminhar ajuda a encaixar melhor o bebê no útero, facilitando até mesmo o parto normal.
No entanto, por mais que pareça simples, a caminhada também exige alguns cuidados, como optar por percursos menos íngremes, a fim de evitar a sobrecarga nas articulações e o aumento excessivo da frequência cardíaca.
É muito importante, também, usar roupas que facilitem a transpiração, uma vez que a o seu metabolismo é mais acelerado durante a gravidez.
Cuidado, também, com o excesso de sol. Utilize sempre protetor solar e escolha caminhar locais mais frescos e horários com temperaturas mais amenas.
5. Yoga
Os benefícios da yoga são similares aos do pilates, uma vez que ambas são atividades que trabalham não só o corpo, mas também a mente.
As posturas da yoga e o trabalho envolvendo concentração e respiração preparam a mãe para o parto. A prática também proporciona também alívio nas tensões, relaxamento e equilíbrio.
Aconselha-se que no primeiro trimestre a gestante opte por exercícios que não façam pressão sobre o abdômen ou posturas difíceis.
Nos dois últimos trimestres é importante trabalhar as técnicas respiratórias, que vão ajudar a grávida a ganhar mais energia e disposição.
Além disso, os exercícios de respiração estão relacionados à melhoria na circulação sanguínea e uma redução no inchaço tão comum na gestação.
6. Natação
A natação também é uma das atividades físicas para gestantes mais recomendadas, pois ao se exercitar na água, a gestante terá mais segurança, uma vez que se trata de um meio em que o risco de quedas e impactos é reduzido.
Outra vantagem é que a natação permite trabalhar o corpo inteiro de uma vez só, sem que haja risco de lesões.
A natação proporciona um alívio das dores nas costas causadas pela sobrecarga de peso do bebê, reduz o acúmulo de líquidos nos membros, relaxa e fortalece a musculatura e melhora a circulação.
No entanto, para praticar esse exercício, é fundamental que a grávida controle a frequência cardíaca (máximo de 140 batimentos por minuto) e prefira nadar em intensidade moderada.
7. Alongamento
Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito interessante para as gestantes.
Essa é uma das atividades físicas para gestantes que proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.
Vale ressaltar, entretanto, que deve haver cuidado com o excesso no alongamento, pois os ligamentos e articulações neste período estão mais sensíveis pelos hormônios.
São várias as atividades físicas para gestantes que proporcionam uma gestação mais tranquila e saudável.
No entanto, respeitar os limites do corpo e não exigir dele mais do que consegue é outro ponto importante.
O objetivo das atividades físicas para gestantes é sempre proporcionar uma melhor qualidade de vida para a mulher durante a gravidez e um desenvolvimento mais saudável do bebê, sem colocar em risco a saúde de ambos.
Agora que você já sabe conhece as melhores atividades físicas para gestantes, que tal oferecer essas dicas para outras mamães? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!