As férias se aproximam e, com isso, os pequenos estão prontos para passar longos dias em casa. O tempo é livre para fazer o que quiser - inclusive abusar do celular e do tablet. Nessa época, parece impossível desconectar as crianças da tecnologia e fazer com que elas aproveitem à moda antiga.
Isso porque, por mais que os joguinhos sejam inofensivos e divertidos, o abuso da tecnologia pode prejudicar o bem-estar das crianças.
Uma pesquisa feita por cientistas do King’s College, de Londres, com 25198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos, de diversos países, concluíram que usar o celular e tablet antes de deitar piora o sono, por exemplo.
Há diversos outros impactos quando as crianças se divertem só pelo celular: falha na socialização e irritabilidade são alguns deles.
É possível criar muitos momentos de diversão nas férias longe da tecnologia - e é papel dos pais incentivar e participar das atividades e estimular a participação dos pequenos.
Assim sendo, separamos 7 dicas para desconectar as crianças da tecnologia e curtir as férias ao máximo. Confira!
1. Racione o uso dos dispositivos eletrônicos
Se o tablet e o celular estão disponíveis para uso a todo momento, é muito difícil desconectar as crianças da tecnologia.
Sabemos que muitas vezes é difícil resistir às belas carinhas pidonas, que parecem implorar para jogar o adorado joguinho.
No entanto, você, pai ou mãe, deve ser um mediador para que a tecnologia seja utilizada de forma saudável.
Por isso, principalmente nas férias, estabeleça horários certos para o uso do celular ou tablet pelos pequenos.
Assim sobra tempo de qualidade para que você e os pequenos possam curtir com tranquilidade (e de corpo e alma) momentos ainda mais felizes e saudáveis.
2. Proponha almoços em família
Se na correria do dia a dia os pequenos almoçam na escola ou você no trabalho, é nas férias o momento certo para curtir a refeição em família.
Além de ser um momento muito prazeroso, é uma alternativa para ensinar a crianças sobre responsabilidades.
Peça ajuda na ida ao supermercado e na escolha dos alimentos, por exemplo. Estimule que ela mesma convide o vovô, a vovó e os titios para participar.
Com certeza seu filho irá aproveitar muito a “organização” deste evento, que renderá muitas gargalhadas e histórias para contar.
3. Promova uma noite do pijama entre amigos
Se durante a rotina, o seu filho quase nunca consegue se reunir com os coleguinhas, as férias são um momento oportuno para atividades divertidas em turma.
Para ajudar a desplugar não só o seu pequeno, mas para desconectar todas as outras crianças ao redor dele da tecnologia, promova uma noite do pijama.
Peça que ele chame os amiguinhos e organize o quarto para que alguns coleguinhas passe a noite com vocês.
Uma boa dica é disponibilizar jogos de tabuleiro, além de filmes e muita pipoca! O ambiente será propício para a contação de histórias e um breve esquecimento do celular.
4. Faça passeios rurais e ao ar livre
Nas férias do meio do ano, as viagens são mais raras, uma vez que dificilmente os pais conseguem conciliar as próprias férias com a dos pequenos.
No entanto, reserve pelo menos um final de semana para um passeio rural, como para um hotel fazenda.
Além de manter a distância da agitação da cidade e da tecnologia, lá seu filho terá contato com a natureza, conhecer animais, além de ter contato com o ar puro e tomar sol, que fazem muito bem a saúde.
Se o orçamento estiver apertado, troque o hotel fazenda por um passeio no parque da cidade. Lá também dá para fazer um piquenique bem saboroso e curtir a sombra e água fresca!
5. Vá ao teatro e ao cinema
A programação do teatro e do cinema sempre está alinhada com o período de férias e, nessa época, muitos títulos infantis são lançados.
O momento é ideal para desconectar as crianças da tecnologia! Peça que elas deixem o Youtube de lado e vão, juntos, ao teatro e ao cinema.
Acompanhados de um balde de pipoca bem gostoso, o cinema e o teatro estimulam a imaginação, a construção de narrativas e, é claro, divertem. Mais um momento gostoso em família bem longe do tablet.
6. Ofereça novos livros
Que a leitura proporciona benefícios indiscutíveis à infância todo munda já sabe: desenvolve a escrita, aumenta o vocabulário e estimula o imaginário.
Nas férias, há tempo o suficiente para que seu filho leia mais que os livros didáticos e você mais do que o relatório do trabalho.
Assim sendo, promova um passeio na livraria e deixe que ele escolha um ou dois títulos para aproveitar nas férias. Leve um para você também - dê o exemplo.
Assim, além de um momento de estímulo a um hábito tão saudável, a criança aprende a se divertir com a imaginação, além dos gráficos e do audiovisual.
7. Envolva os pequenos nas tarefas de casa
Não, não estamos dizendo para você fazer do seu filho o responsável pelas tarefas pesadas de casa.
O que queremos dizer é que envolvê-los na rotina da casa é uma alternativa para desconectar as crianças da tecnologia.
Uma opção, é por exemplo, ajudar a escolher frutas e legumes no mercado, dar comida pro cachorro e outras tarefas divertidas que geram senso de responsabilidade e pertencimento.
Caso o seu pequeno seja resistente, explique que fazer outras coisas divertidas não significa abandonar a diversão digital. É apenas outras formas de aproveitar! O diálogo é sempre a melhor solução.
Agora que você já sabe dicas para desconectar as crianças da tecnologia e curtir as férias, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!