A vida de um casal muda de ponta à cabeça com a chegada de um bebê. Ser papai e mamãe é uma bênção, mas também um momento de muitas dúvidas e receios. Por isso, os livros para pais de primeira viagem existem para ajudar.
É claro que as questões de saúde do bebê podem ser esclarecidas pelo médico, mas os cuidados cotidianos exigem, além de prática, aconselhamento.
Não é que os livros sejam um manual de instruções para a criação dos filhos. No entanto, eles podem ajudar tanto mães quanto pais em questões relacionadas à gravidez, ao parto, aos cuidados com o bebê e à criação.
Pensando em ajudar os novos pais, fizemos uma lista incrível com 8 livros para pais de primeira viagem.
É claro que nenhuma das dicas precisam ser utilizadas como regra, afinal, cada família deve encontrar sua forma ideal de funcionar e conviver. Vamos lá!
1. O que esperar quando se está esperando (Arlene Eisenberg e outros)
Um dos maiores best-sellers entre os livros para pais, este é um verdadeiro guia sobre maternidade e paternidade.
Cada capítulo informações completas sobre dilemas e decisões importantes com a vinda de um bebê, como:
• a escolha do médico;
• o pré-natal;
• métodos de parto;
• gravidezes subsequentes;
• sexo na gestação;
• cesariana;
• sintomas da gravidez.
Os autores comentam diversos desafios vividos pela mulher nessa etapa, oferecendo informações desde a dieta, aleitamento e cuidados pós-parto.
Os papais não ficam de fora da responsabilidade. A obra ainda conta com um capítulo exclusivo e completo dedicado aos homens!
2. Marinheira de primeira (Olivia Bernardes)
Os pais primeira viagem escutam conselhos de todo lado - mas Olivia Bernardes, mãe de três filhos, selecionou as dicas corretas para vocês.
Com a ajuda de pediatras e obstetras, ela criou o curso “Marinheira de Primeira” que, durante dez anos, orientou muitas grávidas sobre a prática do dia a dia nos cuidados com o bebê.
O curso se transformou neste livro que oferece conselhos sobre a descoberta da gravidez, a escolha do pediatra, o preparo do enxoval, a higiene do bebê e a retomada da vida sexual do casal.
3. Série Boas Vindas, Bebê (Ana Escobar)
Boas Vindas, Bebê é uma série de três títulos, escritos pela pediatra Ana Escobar, que tratam das principais dúvidas de pais, mães e cuidadores.
• Boas Vindas, Bebê – do Nascimento aos Três Meses de Idade;
• Boas Vindas, Bebê 2 – Três Meses Aos Dois Anos de Idade;
• Boas Vindas, Bebê 3 – Dos Dois Aos Cinco Anos de Idade.
No primeiro livro da coleção, por exemplo, a Dra. Ana Escobar discorre sobre exames, vacinas, organização do quarto, o banho, as trocas de fraldas, os cuidados com o umbigo, a higiene oral, cólicas, assaduras, amamentação, sono, os tipos de choro, o uso da chupeta e mais.
Nos volumes seguintes, ela realmente conduz os leitores para os diferentes desafios durante o crescimento da criança e como lidar com cada uma das etapas.
É uma ótima leitura para mães de primeira viagem se prepararem durante a gestação (ou mesmo depois) para a chegada do seu filho.
4. A maternidade e o encontro com a própria sombra (Laura Gutman)
Este é um livro indispensável para a preparação psicológica das mulheres para a maternidade.
A renomada psicoterapeuta Laura Gutman explica os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações para que possa lidar com o turbilhão de emoções que acompanham a maternidade.
O livro aborda temas como:
• parto;
• lactação;
• puerpério;
• realidade emocional da mãe;
• comunicação;
• sono;
• o direito à verdade;
• retorno ao trabalho.
Há, ainda, um capítulo inteiro dedicado à função do pai, por isso é uma ótima leitura para eles também.
5. O grande livro do bebê (Thatiane Mahet)
Todos os pais compartilham um mesmo sentimento na gravidez: a ansiedade.
É impossível não passar noites imaginando a carinha do filho, se ele vai nascer saudável e como cuidar e educar.
Para amenizar os medos e indicar caminhos, nada melhor que um livro de cabeceira - e é esse o papel desta obra da pediatra Thatiane Mahet.
Cada capítulo aborda os variados temas relacionados à maternidade e paternidade: das mudanças no corpo da mãe durante a gravidez à descoberta do sexo do filho; das fases do desenvolvimento do bebê aos primeiros cuidados com o recém-nascido.
O livro é muito dinâmico, uma vez que é ilustrado com fotos e gráficos, além de trazer uma série de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns dos pais.
6. Mãe Fora da Caixa (Thaís Vilarinho)
O Mãe Fora da Caixa não é só um livro de relatos de vivências maternas, é também um abraço de cura.
Autora do blog homônimo, Thaís Vilarinho, lançou o livro em 2017, mas escreve sobre o mundo materno há 5 anos.
O livro traz crônicas e depoimentos curtinhos, o que torna a leitura fluida em uma rotina cheia com trabalho e cuidados com a casa.
A obra traz ainda, textos de leitores e convidados como Karina Bacchi e Marcos Piangers, que falam sobre as transformações pelas quais suas vidas passaram com a chegada dos filhos.
7. A Autoestima do Seu Filho (Dorothy Corkille Briggs)
A Autoestima do Seu Filho é o resultado da dupla experiência da autora, como profissional e mãe.
Segundo ela, a chave da felicidade, da solução possível dos conflitos diários em família é a autoconfiança.
A autora traz orientações práticas para uma educação mais respeitosa que tem o objetivo de criar condições para que nossos filhos alcancem melhores conquistas ao longo da vida.
A obra é uma lição sobre a importância dos pais na construção da autoestima da criança e a autora aponta que: “é o sentimento da criança sobre ser ou não ser amada que afeta a maneira pela qual ela irá se desenvolver.”
8. Como Nascem os Pais (Renato Kaufmann)
Um livro para pais de primeira viagem dedicado inteiramente aos homens! Esta obra traz textos deliciosos sobre o adorável e doloroso processo de tornar-se pai.
Renato fala, de forma apaixonada e divertida, dos dois primeiros anos da vida de sua filha.
Relatando episódios aparentemente comuns na vida de qualquer pai participante, ele constata que a vida mudou, em geral para melhor.
É muito válido para descontrair e mostrar que você, papai, não está só nesse novo universo que é a paternidade.
Com leitura, cuidado e dedicação a jornada de ser mamãe e papai de primeira viagem pode ser ainda mais prazerosa do que você imagina. Corra já para a livraria!
Agora que você já conhece 8 novos livros para pais de primeira viagem, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!