A maternidade é uma fase linda, mas também cheia de desafios. Sobretudo quando se é mãe de primeira viagem, muitas são as lições: como trocar fraldas, amamentar, colocar para dormir e, depois, fazer o desfralde e a introdução alimentar. Diante de tantas dúvidas, a tecnologia pode ajudar. Já pensou em baixar um app para mães?
Definitivamente, hoje há aplicativos para (quase) tudo. Isso também abrange a criação dos filhos.
Pode ser surpreendente, mas realmente existe a categoria “ser pais” na loja de aplicativos Google Play.
Nesse caso, as opções são muitas e variadas, além de extremamente valiosas, práticas e interessantes.
Cada aplicativo para pais pode reunir dicas diversas, tanto ao acompanhamento da gravidez quanto da educação do seu filho.
Se você quer tornar o seu dia a dia com o bebê mais fácil em alguns aspectos, deveria considerar baixar um app para mães de primeira viagem. Fizemos uma seleção dos melhores. Confira!
1. Minha gravidez e meu bebê hoje
Se você ouvir uma grávida falando que o feto tem o tamanho de uma cenoura ou qualquer outra comida, tenha certeza de que ela conhece este aplicativo.
O minha gravidez e meu bebê hoje é o aplicativo do site Baby Center. Além dos comparativos de tamanho do feto com dimensões de legumes e verduras, dá informações semanais sobre o passo a passo da gravidez e uma lista de ideias e atividades a fazer.
Mais de 400 milhões de mães e pais no mundo inteiro já escolheram o aplicativo para pais e o site do BabyCenter.
No Brasil, desde 2008 o BabyCenter é a mais usada plataforma digital para acompanhar a gravidez e o desenvolvimento do bebê.
Para começar a acompanhar sua gravidez, basta informar a data prevista de parto ou usar a calculadora da gravidez.
O aplicativo vai orientar você ao longo da gestação - semana a semana e dia a dia -, com dicas, ideias, informações e videos de desenvolvimento fetal.
Disponível para iOS e Android.
2. Contador de Contrações
Esse é um app para mães ideal para registrar tanto a duração quanto a frequência das contrações quando se está grávida.
Assim, fazer um acompanhamento detalhado do seu trabalho de parto é muito mais fácil.
O melhor de tudo é que esse aplicativo vai avisar quando as contrações podem ser um indício de um possível e iminente parto.
Se você gostaria de monitorar suas contrações durante sua gravidez sem precisar olhar para o temporizador, usando papel e caneta, este é o seu aplicativo para grávidas.
Também disponível para iOS e Android.
3. Diário de Amamentação
O Diário de Amamentação é um app para mães que permite que você registre a hora em que o bebê mamou, em qual peito e por quanto tempo. Assim é mais fácil de manter o controle sobre a amamentação.
Além dos registros das mamadas, o aplicativo permite o controle das trocas de fraldas no dia e tem lembrete para a mãe tomar pílula anticoncepcional.
De bônus, você recebe dois guias: um de locais baby friendly nas principais cidades brasileiras e outro de bancos de leite e postos de coleta.
Disponível para iOS e Android.
4. Minhas Vacinas
O Minhas Vacinas é o aplicativo para pais oficial da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Com ele, ficou fácil mais manter a caderneta de vacinação do seu filho em dia. Basta baixar, criar um perfil e saiba quais são as vacinas que a SBIm recomenda.
Em sua nova versão, o aplicativo permite adicionar lembretes ao calendário, incluir fotos de perfil, compartilhar seus registros e acessar calendários de vacinação específicos – para gestantes, atletas e trabalhadores.
Ele também apresenta os calendários de vacinação da SBIm para crianças (interesse aqui dos pais), adolescentes, adultos e idosos.
Baixe agora mesmo para Android e iOS.
5. Bebê Conecta
O Bebê Conecta é um app para mães que também ajuda a coordenar tarefas com a criança e funciona como uma agenda para controlar a rotina.
Nele é possível anotar o dia das consultas, das vacinas e compromissos.
Também dá para compartilhar tudo isso com o celular do pai, dos avós, babá ou pediatra.
Você pode gravar horários de alimentação, amamentação, sono, fraldas, marcos do crescimento, o humor do bebê, a temperatura, que tipo de brincadeira ele está brincando e mais. E, ainda, comparar tudo isso com dados de períodos anteriores!
Disponível para iOS e Android.
6. Hora do Remédio
Cuidar da saúde do bebê é muito importante, sobretudo diante de medicações imprescindíveis, como antibióticos, anti-inflamatórios e mais.
Para que você perca a hora e erre ao administrar a medicação do bebê, o aplicativo Hora do Remédio lembra você qual remédio e a hora certa de medicar a criança.
Esse aplicativo para pais também alerta quantos dias faltam para parar com o tratamento e se os comprimidos estão acabando.
Disponível para Android. Opção semelhante também na App Store, para iOS.
7. Sleepy Sounds
Se o seu bebê não consegue dormir, talvez uma música de fundo, bem suave, pode ajudá-lo a pegar no sono.
Com o aplicativo sleepy sounds, você pode escolher entre os modos canções de ninar, ruídos brancos, sons da natureza ou sua própria música.
É possível selecionar o tempo de duração ou para tocar indefinidamente.
Disponível para Android e iOS.
8. Fever Tracker
Desenvolvido por médicos, ele facilita o acompanhamento da febre dos pequenos. Dá para gravar informações como os primeiros sintomas, a temperatura corporal da criança e o horário em que a última medicação foi tomada.
É possível ainda enviar as informações ao pediatra. Está disponível para aparelhos Android, no Google Play.
9. What to Expect
Por meio deste aplicativo, você fica por dentro de tudo sobre o crescimento do seu filho ao longo do primeiro ano de vida.
O aplicativo oferece um guia mensal do desenvolvimento do bebê, com sugestões de jogos e brincadeiras para crianças de qualquer faixa etária e com espaços para anotar horários de sono e de trocas de fralda.
Baixe gratuitamente pelo Google Play ou na App Store.
A tecnologia é uma importante aliada se usada com sabedoria. Assim, dilemas simples de primeira viagem se transformam em aprendizados para a vida toda!
Agora que você já conhece vários apps para mães de primeira viagem, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!