Quem tem filhos pequenos tem uma preocupação a mais quando o assunto é o carro da família. Além da manutenção, da limpeza e do abastecimento, é necessário se preocupar em equipar o veículo com uma cadeira para auto. Para fazer um bom investimento em termos de conforto e durabilidade, é importante saber até quando usar cadeirinha para auto para transportar as crianças.
Desde 2010, a resolução 277 do Contran exige que crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção.
O uso da cadeirinha para auto, além de exigido por lei, é indispensável para garantir a segurança da criança.
As crianças ainda não têm tamanho suficiente para serem presas pelo cinto de segurança do carro, portanto não estariam devidamente protegidas em caso de acidente.
E, além disso, seus corpos são frágeis, podendo se machucar mais que o corpo de um adulto com os impactos.
Além de ser super importante para a segurança dos seus filhos, saber até quando usar cadeirinha para auto é fundamental para evitar multas e perdas de ponto na carteira.
Se você ainda tem dúvidas de como e até quando usar cadeirinha para auto, continue a leitura!
A resolução do Contran e a rígida fiscalização sobre o uso das cadeirinhas
Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortalidade infantil no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e organizados pela ONG Criança Segura.
Para preservar a integridade física da criança durante as viagens é importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao carro.
De acordo com o artigo primeiro da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, “para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente”.
Até quando usar a cadeirinha para auto é uma questão respondida pela legislação, com variações no modelo de dispositivo, de acordo com a idade da criança:
• Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê-conforto, de costas para o movimento.
• Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
• Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.
• Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47.
A medida administrativa, neste caso, é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Os tipos de cadeirinha para cada fase da infância
A escolha da cadeirinha para auto ideal para o seu filho não deve considerar apenas a idade, como propõe a legislação, mas também o peso e o tamanho da criança.
Os grupos de massa, por exemplo, ajudam a escolher a cadeirinha ideal levando em conta os três fatores.
• Grupo de massa 0: de 0 kg até 10 kg – altura aproximada de 0,72 m, até 9 meses;
• Grupo de massa 0+: de 0 kg até 13 kg – altura aproximada de 0,80 m, até 1 ano;
• Grupo de massa 1: de 9 kg até 18 kg – altura aproximada de 1 m, até dois anos e oito meses;
• Grupo de massa 2: de 15 kg a 25 kg – altura aproximada de 1,15 m, até cinco anos;
• Grupo de massa 3: de 22 kg a 36 kg – altura aproximada 1,30 m, até 10 anos.
Dessa forma, você deve escolher o modelo de cadeirinha alinhado sempre ao grupo de massa correspondente do seu filho ou filha.
Bebê-conforto
O bebê-conforto é uma cadeirinha própria para bebês recém-nascidos, que deve ser utilizada até aproximadamente 13 kg.
Essa cadeirinha é bem reclinada, deixando a criança quase que totalmente deitada. E, em geral, deve ser alocada de costas para o movimento, ou seja, virada de costas para os bancos da frente do carro.
Nesse dispositivo, o bebê fica preso por cinto de segurança próprio do dispositivo, enquanto o dispositivo fica preso pelo cinto do veículo.
São fáceis de se colocar e retirar, permitindo a retirada da cadeirinha juntamente com o bebê, sem acordá-lo, caso esteja dormindo.
Na Team Tex, os nossos bebês-conforto são o modelo Beone SP.
Beone SP Minnie Mouse Baby | Beone SP Mickey Mouse Baby
Há ainda modelos transitórios, entre o bebê-conforto e a cadeirinha, como é o caso do modelo Revo, adaptado para os grupos 0+/1, do nascimento até 18 kg.
Cadeirinha
A escolha da cadeirinha é um pouco mais complexa e exige atenção à descrição da peça na hora da compra.
Os modelos variam, mas no geral são indicados para crianças de 9 kg a 25 kg. Alguns modelos têm regulagem de inclinação, o que traz mais conforto.
O cinto de segurança da cadeirinha deve estar bem ajustado ao corpo, sempre cuidando para não deixar muito apertado, mas também com a preocupação de não deixar folgas excessivas.
Na Team Tex, os modelos Trio SP e Cosmo Accés são adaptados para os grupos 0/1/2 - do nascimento até 25 kg.
Trio SP Mickey Mouse | Cosmo Accés Rouge
Assento de elevação
Nesta fase, a criança utiliza o assento com encosto para garantir que o cinto do carro fique colocado na posição correta do corpo da criança.
O assento de elevação serve para que a criança, sentada, fique mais alta, fazendo com que o cinto de segurança do carro passe nas partes do corpo que são capazes de suportar o impacto ocasionado pelo travamento das tiras do cinto de segurança em caso de colisão ou freada brusca (quadril, centro do peito e meio do ombro).
Nesse dispositivo, a criança fica sentada de frente para o movimento, na mesma posição que os demais ocupantes do veículo.
Na Team Tex, há modelos de cadeirinhas que também são úteis como assentos de elevação. São os modelos Beline Luxe e Kale Accés, ideais para os grupos 1/2/3, de 9 kg até 36 kg.
Beline Luxe Minnie Mouse | Kalle Accés Foncé
Pais e responsáveis devem ficar atentos ao manual do dispositivo e verificar qual o limite máximo de peso suportado, até 36 kg.
Quando a criança ultrapassar esse peso, ela provavelmente já não precisará mais utilizar a cadeirinha ou assento de elevação.
Entretanto, é importante observar também a altura da criança. Os cintos de segurança dos carros são projetado para proteger adequadamente pessoas com mais de 1,45 m de altura.
Ou seja, se seu filho ainda não possui essa altura, ele ainda precisa utilizar o assento de elevação para que o cinto de segurança passe pelas partes corretas de seu corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro).
- Leia também nosso artigo "Qual o melhor assento de elevação para crianças?"
Até quando usar cadeirinha para auto de costas para o movimento?
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões graves ou fatais num acidente se estiverem de costas para a dianteira do automóvel.
A explicação para essa medida está no fato da cabeça do bebê ser relativamente grande em proporção ao resto do corpo e os ossos do seu pescoço serem estruturalmente imaturos.
Dessa forma, quando ele está de frente, independente de seus ombros e tronco estarem bem presos, em uma batida violenta sua cabeça e pescoço são lançados para frente.
Estando na posição de costas para o movimento, os bebês têm cinco vezes menos pressão exercida no pescoço em caso de impacto.
Nessa posição, em caso de acidentes, a criança será impulsionada para o interior de sua cadeirinha para auto, sua cabeça ficará bem envolvida e seu corpo receberá menos pressão.
Se você considerar que já é hora de mudar a posição de seu filho, para que ele fique de frente para o movimento, temos várias opções de cadeirinhas a partir dos 10 kg.
Lembramos que não é recomendável antecipar a passagem para a posição de frente para o movimento!
Criança no colo, jamais!
Levar bebês no colo está proibido! Com a criança no colo, em caso de batidas, é impossível segurar a criança no banco e ela poderá ser projetada para frente ou até mesmo para fora do veículo.
O cinto de segurança sozinho, sem a cadeirinha, também é perigoso para os pequenos.
Afinal, como comentamos anteriormente, eles são projetados para pessoas com mais de 1,45m, pois assim, em caso de acidente, o corpo suportará o impacto em suas regiões estruturalmente mais resistentes, centro do ombro, meio do peito e quadril.
Usar a cadeirinha para auto corretamente é mais do que estar dentro da lei, mas um gesto de amor e cuidado para com o seu pequeno.
Agora que você já sabe até quando usar cadeirinha para auto para transportar as crianças, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!