As crianças de 9 anos de idade estão em uma fase intermediária: já não são mais aquelas criancinhas, mas também ainda não são adolescentes.
O pequeno começa a ter uma percepção mais realista do mundo e, de vez em quando, faz perguntas curiosas que deixam os papais e mamães sem uma resposta pronta!
É natural do desenvolvimento infantil que as atividades para crianças de 9 anos sejam mais complexas, mas a fase ainda pede brincadeiras lúdicas e em equipe. Vamos conhecer algumas opções? Acompanhe a leitura!
Atividades para crianças de 9 anos
1. Stop ou Adedonha
Dependendo da região onde você se encontra, você pode ouvir as palavras “Stop” ou “Adedonha” para se referir à mesma brincadeira.
A atividade é um clássico e uma excelente forma de passar o tempo em família ou amigos. Sorteie uma letra e comece a escrever com a letra escolhida: nome, cidade, fruta, animal... vale de tudo!
Para deixar a brincadeira ainda mais a cara da criança de 9 anos, você pode adicionar opções como “Nome de personagem” ou “Filmes”. Tenho certeza que o pequeno vai lembrar de muitos nomes!
A regra é básica: quem terminar primeiro grita “stop”. A atividade rende boas risadas e ainda auxilia no aprendizado de novas palavras.
2. Pega-pega
Pega-pega faz parte das brincadeiras ao ar livre para 9 anos e cria memórias incríveis da infância!
O jogo é simples: uma pessoa é escolhida para ser o “pegador” e os outros precisam fugir para não serem pegos.
A atividade conta como um bom exercício físico e está sempre entre as recreações escolhidas para o Dia das Crianças: prepare o fôlego e boa diversão!
- Leia também: Brincadeiras para o dia das crianças: 10 ideias superdivertidas
3. Quem sou eu?
“Quem sou eu?” é uma atividade muito famosa não só para as crianças de 9 anos, como para toda a família! A brincadeira pode se estender por muitas horas e garante muitas risadas.
Para participar, é simples: cada jogador escreve o nome de uma pessoa ou personagem em um papel, dobrando-o e colocando no meio da roda para o sorteio. Depois que todos os participantes tiverem preenchido o papel, cada um sorteia para si, mas sem olhar o conteúdo.
Os jogadores devem ajudar um ao outro a prenderem os papéis abertos nas suas testas com durex.
O objetivo do “Quem sou eu?” é que cada participante descubra quem é o personagem ou a pessoa que está escrito no papel da sua testa. A cada rodada, este participante deve fazer uma pergunta sobre essa pessoa ou personagem e a única resposta que pode ser falada pelos demais é “sim” ou “não”.
Quando o jogador já tiver o seu palpite ele faz uma aposta e pergunta: “Eu sou o personagem X?”
Na brincadeira, perde quem ficar por último para acertar o nome no seu papel!
4. Jogo dos sete erros em casa
Essa versão adaptada do jogo dos sete erros que você já conhece é um pouco mais desafiadora, mas bastante divertida para as crianças!
A ideia é a criança observar por um minuto algum ambiente da sua casa: o quarto, sala, cozinha… de preferência algum local que tenha vários objetos ou enfeites.
Após isso, você pede para ela sair do ambiente e muda 7 objetos do lugar. Quando a criança voltar, ela precisa descobrir quais foram os objetos trocados!
Além de ser uma atividade divertida, o jogo dos sete erros em casa também estimula a memória e a concentração do pequeno.
5. Leitura — por que não?
Estamos sempre falando aqui no blog da Team a importância da leitura para as crianças e como essa atividade pode ser divertida e prazerosa!
Essa atividade para crianças de 9 anos pode ser adaptada pelos papais e mamães para deixá-la mais interessante. Que tal combinar de ler esse livro junto com outros amigos e comentar sobre a obra ao fim da leitura?
A dica é escolher obras apropriadas para a idade para ser uma experiência completa. Um exemplo é o livro "O Invisível", que conta a história de uma criança que é invisível e se aproveita da situação para fazer várias travessuras.
Além da diversão, a obra traz também algumas reflexões, como: se ninguém puder te ver, como você será abraçado ou receberá carinho? Vale a leitura!
Agora que você já conferiu as cinco atividades para crianças de 9 anos, que tal compartilhar este artigo com outros papais e mamães?
- Leia também:
Atividades para crianças de 7 anos: confira 5 brincadeiras divertidas e educativas
Atividades para crianças de 8 anos: confira 5 brincadeiras divertidas e educativas