A chegada de uma criança à família sempre gera muitas dúvidas sobre como transportá-la de forma segura em viagens de carro. Dentre esses questionamentos, é normal se preocupar, inclusive, com a possibilidade de usar o bebê conforto virado para frente.
Muitos pais se preocupam com a comodidade do filho quando ele está virando para trás e se ele pode estranhar e se incomodar com essa posição.
Porém, precisamos lembrar que, antes de tudo, todos os modelos de cadeirinhas precisam ser instalados de forma a colocar a segurança sempre em primeiro lugar e existem regras justamente para garantir essa proteção.
Por isso, neste artigo, iremos explicar se é possível utilizar o bebê conforto virado para frente e por que a posição de costas para o movimento é tão importante na primeira etapa da vida. Confira!
É possível utilizar o bebê conforto virado para frente?
Segundo a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a escolha do modelo e instalação do bebê conforto ou da cadeirinha no carro devem ser feitas de acordo com a faixa etária da criança.
A Lei da Cadeirinha especifica, então, as seguintes fases:
- 0 a 1 ano: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “bebê conforto ou conversível”;
- 1 a 4 anos: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “cadeirinha”;
- 4 a 7 anos e meio: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “assento de elevação”;
- 7 anos e meio a 10 anos: devem utilizar, obrigatoriamente, o cinto de segurança do veículo e serem transportadas no banco traseiro do carro.
Além disso, também precisam ser levados em consideração o peso e altura da criança para que ela se sinta confortável e protegida no dispositivo de retenção.
Sendo assim, do nascimento ao primeiro ano de idade (ou até atingir os 13kg), o pequeno deve ser transportado apenas no bebê conforto ou cadeirinha conversível, sempre de costas para o movimento e com o cinto de três pontos fixando o dispositivo ao banco traseiro.
Essa é a forma de instalação que garante maior segurança para os bebês, principalmente os recém-nascidos, visto que eles possuem o corpinho mais frágil e, por isso, necessitam de mais cuidados.
Porém, se você optar por um modelo de cadeirinha reversível, ela poderá ser virada para a frente assim que o seu filho passar dessa fase inicial e tiver idade, peso e altura adequados a essa forma de transporte.
Por que o bebê deve ficar de costas para o movimento?
A obrigatoriedade da instalação cadeirinha de costas para o movimento está relacionada à anatomia dos bebês.
Por possuírem uma cabeça maior em relação ao restante do corpo, os pequenos não conseguem sustentar o peso do crânio e, caso aconteça algum acidente, há um risco muito grande de lesões nessa região.
Então, com o bebê conforto virado para frente, mesmo que o corpinho esteja bem preso ao cinto de segurança, se houver alguma batida, a cabeça e pescoço serão lançados em direção ao movimento.
Quando posicionados de costas, no entanto, os riscos durante o impacto são muito menores, visto que o bebê será impulsionado para o interior da cadeirinha e, dessa forma, sua cabeça receberá menos pressão.
É por isso que, segundo dados da Academia Americana de Pediatria, crianças até 2 anos têm 75% menos chances de lesões graves ou fatais se estiverem posicionadas de costas para o movimento do carro.
Cadeirinha virada para frente: quais modelos usar?
Como dissemos anteriormente, você poderá usar a cadeirinha virada para frente somente se o modelo for reversível e também puder acompanhar o seu filho a partir do primeiro ano de idade.
Nesse caso, aqui na Tean Tex, nós temos modelos que oferecem um excelente custo-benefício, conforto e toda a segurança que os pequenos necessitam nas viagens de carro.
Para os grupos de massa 0+ e 1 (do nascimento até os 18kg), você pode apostar na cadeirinha Revo, que pode ser utilizada de costas para o movimento até os 13kg e de frente a partir dos 9kg (desde que o pequeno já tenha completado um ano de idade).
Além disso, ela possui um assento que gira 360º e facilita a acomodação e retirada da criança.
Já para os grupos de massa 0, 1 e 2 (do nascimento aos 25kg), nós temos a cadeirinha Cosmo, a cadeirinha Primo e a cadeirinha Trio.
Os dois primeiros são mais completos e oferecem uma experiência mais confortável para as crianças, com 4 opções de ajustes quando utilizadas de frente para o movimento e facilidade de regular sem precisar desinstalar a cadeirinha.
O modelo Trio, apesar de ser mais simples que a Cosmo e a Primo, é perfeita para quem busca um dispositivo para o segundo carro da família ou não quer investir tanto, como é o caso de tios e avós.
Agora que você já sabe que o ideal é não utilizar o bebê conforto virado para frente, mas que é possível fazer isso com as cadeirinhas conversíveis, que tal oferecer essas dicas a outros pais? Compartilhe este artigo nas redes sociais!