Não é por que seu filho passou de sete anos de idade que a cadeirinha é dispensável. O seu uso não está só atrelado à idade, mas também ao peso e a altura. Por isso, existem modelos de cadeirinha de carro para crianças mais velhas.
De acordo com o artigo primeiro da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, “para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente”.
Entretanto, antes de abandonar a cadeirinha, é fundamental verificar se seu filho tem a estatura certa para usar só o cinto de segurança.
Entenda, neste artigo, qual cadeirinha de carro é ideal para crianças mais velhas e até quando elas devem ser usadas. Confira!
Para escolher a cadeirinha, leve em conta o grupo de massa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e a resolução 277 do Contran, o dispositivo de retenção varia de acordo com a idade da criança. Logo, o ideal é:
• Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê-conforto, voltado para trás, ou seja, de costas para o movimento.
• Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
• Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.
• Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás - desde que tenham altura superior a 1,45 m, caso contrário, devem utilizar, ainda, o assento de elevação.
No entanto, um erro que muitos pais cometem é acreditar que, só porque o filho já passou dos sete anos de idade, a cadeirinha é dispensável.
A escolha não deve considerar apenas a idade, como propõe a legislação, mas também o peso e o tamanho da criança.
Logo, há modelos de cadeirinha de carro para crianças mais velhas, mas que ainda não têm o peso e altura adequados para usar apenas o cinto de segurança.
Assim sendo, as cadeirinhas são divididas em grupos de massa, que ajudam a escolher a cadeirinha infantil levando em conta não só a idade, mas o peso e a altura.

Os grupos de massa das cadeirinhas
• Grupo de massa 0 - do nascimento até 10 kg | meninos: até 13 meses ou 0,77 m e meninas: até 17 meses ou 0,79 m
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Assim sendo, a cadeirinha de carro para crianças mais velhas é aquela que envolve os grupos 1/2/3 - que podem atender crianças de até 11 anos de idade.
Como instalar a cadeirinha de carro para crianças mais velhas?
Tem dúvidas sobre a instalação? Vamos saná-las! A cadeirinha de carro para crianças mais velhas deve ser utilizada, na maioria das vezes, com o cinto de segurança do próprio carro.
No caso de cadeirinhas que atendem, ao mesmo tempo, os grupos de massa 1/2/3, o cinto de segurança da própria cadeirinha deve ser utilizado apenas no grupo 1.
Eventualmente a partir dos 15 kg ou obrigatoriamente 18 kg, (dependendo da constituição física da criança), a cadeirinha de carro para crianças mais velhas deve ser instalada com o cinto de segurança do próprio carro, de três pontos.
O cinto do carro é que possibilitará a proteção total do corpo da criança em caso de acidente.
Além de instalar a cadeirinha no banco de trás de seu carro (nunca no banco da frente!) e usar o cinto de segurança, é preciso ter atenção a outras medidas de segurança.
Um grande exemplo é jamais usar casacos muito grossos e inflados nas crianças durante o inverno, enquanto elas estiverem usando a cadeirinha.
Isso porque em caso de colisão, o ar pode soprar para fora do revestimento, deixando os cintos muito soltos.
Com o casaco, os pontos de segurança não são mais os mesmos e isso reduz a eficácia da correia em 20%.
Além disso, para verificar se a cadeirinha é ideal para a morfologia do seu filho, é necessário verificar alguns pontos.
Dessa forma, a criança deve sentar-se ereta, com as costas coladas ao encosto e os joelhos fazendo um ângulo reto acima do ângulo do assento.
Caso contrário, a cadeirinha está do tamanho errado.
Cadeirinha de carro para crianças mais velhas: os modelos híbridos dos grupos 1/2/3
Dúvidas em qual cadeirinha de carro para crianças mais velhas você deve comprar? Recomendamos, assim, os modelos híbridos.
Trata-se de uma cadeirinha de carro para crianças mais velhas que atende os grupos 1/23. Ou seja, este é um modelo capaz de atender diversas fases da infância.
Aqui na Team Tex, os principais modelos de cadeirinha de carro para crianças mais velhas são a Kalle e Beline.
O modelo Kalle tem ótimo custo-benefício, conta com almofada redutora de costas e assento e três posições de ajuste de altura do cinto de segurança.

Kalle Accès Foncé | Kalle Accès Rouge
O modelo Beline tem encosto de cabeça ajustável e também conta três posições de ajuste de altura do cinto de segurança.

Beline Luxe Framboise | Beline Luxe Noir
Agora que você já sabe como escolher a cadeirinha de carro para crianças mais velhas, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!
Confira todos os modelos da Team Tex em nosso e-commerce:
