De acordo com a Lei da Cadeirinha, crianças desde o nascimento até os 10 anos devem ser transportadas, obrigatoriamente, no banco traseiro do veículo e com dispositivo de retenção ou cinto de segurança do próprio carro, dependendo da idade. Mas será que essa regra também vale para a cadeirinha em transporte escolar? Confira agora mesmo no artigo!
A Lei da Cadeirinha
A Lei da Cadeirinha está em vigor no Brasil desde 2008, com o objetivo de regulamentar o transporte seguro de crianças até os 10 anos.
Isso significa que não só bebês, como também crianças precisam ser transportadas em assentos especiais.
Sendo assim, para cada faixa etária dos pequenos, existe um modelo específico de cadeirinha para auto que atende às suas necessidades.
Ou seja, na hora de escolher o dispositivo ideal para a criança, o peso e a altura devem ser levados em consideração.
Leia também: Multa por transportar criança sem cadeirinha: qual o valor a ser pago?
Cadeirinha em transporte escolar é obrigatório?
Sem dúvida, uma das principais preocupações de muitas mamães e papais é em relação à obrigatoriedade do uso de cadeirinha em transporte escolar.
Mas, afinal, o uso de cadeirinha em transporte escolar é obrigatório?
Infelizmente, a resposta é não.
A resolução que exigia o uso de cadeirinha em vans escolares foi suspensa, e por enquanto não há previsão para que outra lei entre em vigor.
Quando os dispositivos de retenção passaram a ser exigidos no transporte de crianças, a obrigatoriedade estava limitada aos veículos particulares.
Nesse sentido, essas regulamentações não foram direcionadas para transportes escolares e ônibus, por exemplo.
Vale lembrar que para a fixação das cadeirinhas para auto é necessário que o veículo disponha de cintos de segurança de três pontos.
Dessa forma, essa fiscalização deveria ser iniciada ainda no ano de 2016, mas como as vans escolares eram equipadas com cintos de dois pontos, a obrigatoriedade foi prorrogada para 2017.
Desde então, alguns estudos vêm sendo realizados a fim de analisar a viabilidade da cadeirinha em transporte escolar.
Benefícios do uso de cadeirinhas
Com toda a certeza, a cadeirinha para auto garante a segurança e o conforto dos pequenos durante os trajetos de carro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso da cadeirinha pode reduzir em até 60% a chance de morte de crianças em acidentes de trânsito, se for utilizada corretamente.
Aliás, ao contrário do que alguns pais pensam, o dispositivo de retenção deve ser utilizado em todas as situações, desde passeios mais curtos até viagens mais longas.
Além disso, é importante ressaltar que a cadeirinha para auto é o único dispositivo que assegura proteção às crianças em caso de acidentes ou freadas bruscas.
Por fim, reforçamos que a cadeirinha é indispensável para a proteção dos nossos pequenos.
Veja também: Cadeirinha no Uber e no Taxi é de responsabilidade do motorista?
Gostou do artigo? Então, que tal aproveitar para divulgar essas informações a outros pais também? Compartilhe em suas redes sociais!