Uma dúvida recorrente entres os pais - sobretudo os de primeira viagem - é por que e quando utilizar a cadeirinha para auto de costas para o movimento.
Usar o dispositivo de retenção de costas para o movimento é uma importante medida de segurança, principalmente nos primeiros anos de vida do bebê.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões graves ou fatais num acidente se estiverem de costas para a dianteira do automóvel.
Se você tem dúvidas quanto ao uso da cadeirinha infantil, é melhor continuar a leitura.
Separamos dicas infalíveis para garantir o conforto e a proteção e a escolher a cadeira perfeita para o seu bebê!
De costas para o movimento: por que é mais seguro?
É preciso saber que, em caso de acidente, as lesões cranianas são as mais frequentes entre as crianças.
Isso ocorre com frequência por desconhecimento de pais e responsáveis sobre a morfologia do bebê e as medidas de segurança.
A cabeça do bebê é relativamente grande em proporção ao resto do corpo e os ossos do seu pescoço são estruturalmente imaturos.
Dessa forma, quando ele está de frente, independente de seus ombros e troncos estarem bem presos, em uma batida violenta sua cabeça e pescoço são lançados para frente.
Estando na posição de costas para o movimento, os bebês têm cinco vezes menos pressão exercida no pescoço em caso de impacto.
Nessa posição, em caso de acidentes, a criança será impulsionada para o interior de sua cadeirinha para auto, sua cabeça ficará bem envolvida e seu corpo receberá menos pressão.
A medida preventiva em números
Para ilustrar a importância do posicionamento de costas para o movimento, imagine um acidente de carro a 50 km/h.
Neste cenário, a estimativa é de que a pressão exercida no pescoço de uma criança de frente para o movimento é de 300 kg.
Se a cadeirinha para auto estiver posicionada de costas para o movimento, essa pressão cai para 50 kg.
Isso representa uma redução de mais de 80% nos riscos de lesões em caso de colisão frontal do veículo.
Como escolher a cadeirinha para auto adequada neste caso?
Não basta posicionar a cadeirinha para auto de costas para o movimento para que o seu filho tenha segurança - é necessário escolher o modelo adequado à sua constituição física.
Conheça as opções recomendações de acordo com os nossos produtos:
Grupo 0+: cadeiras deste grupo devem ser utilizadas de costas para o movimento do nascimento até a criança atingir 13kg.
Ange Acces Foncé e Beone SP Minnie Mouse Baby
Confira mais opções das linhas Beone e Revo aqui.
Grupo 0/1 ou Grupo 0/1/2: as cadeirinhas para auto combinadas - nestes casos, do nascimento até 18kg e do nascimento até 25 kg - podem ser utilizadas de frente para o movimento a partir dos 10 kg.
Revo Denim Mickey Mouse e Cosmo Accés Foncé
Confira mais opções de acordo com os grupos através do filtro lateral no site.
Dirija com o máximo de cuidado
Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortalidade infantil no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e organizados pela ONG Criança Segura.
Prever acidentes é impossível, mas você pode agir de forma a proteger sua criança e toda a família!
Tenha atenção ao dirigir, respeite os limites de velocidade, os sinais de trânsito e as regras de segurança viária.
Além das regras de condução, é imprescindível a segurança do seu filho dentro do carrro!
Desde 2010, a resolução 277 do Contran exige que crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção.
Mas, mais do que respeitar a lei, o uso de cadeirinhas para auto é necessário para a segurança do seu filho. Escolha um modelo homologado e adaptado à morfologia da criança.
E não menos importante, mantenha o seu carro revisado!
Agora que você já entende a importância da cadeirinha para auto e quando utilizá-la de costas para o movimento, que tal oferecer as dicas a outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!