Na instalação da cadeira para auto, o cinto de três pontos muitas vezes assume um papel de grande importância, que é de fixar a cadeirinha no banco.
Para crianças mais velhas, que já se encaixam no grupo de massa 2 ou 3, o cinto de três pontos também é responsável pela segurança do pequeno, prendendo a criança e a cadeira ao mesmo tempo.
Nem apertado demais e nem muito frouxo, o cinto de segurança de três pontos deve estar ajustado o suficiente para que a cadeirinha e o corpinho do seu filho não se mova demais.
Pensando nisso, preparamos este artigo para tirar suas dúvidas sobre cinto de três pontos e cadeirinha para auto. Confira!
Cinto de três pontos e os bancos traseiros das pontas
Em geral, recomenda-se a instalação da cadeirinha para auto cadeirinha para auto nas pontas do banco traseiro porque, na maioria dos carros, são esses assentos que possuem justamente o cinto de três pontos.
E, no caso das cadeirinhas da Team Tex, o cinto de três pontos é indispensável para a instalação das cadeirinhas.
Qualquer um dos nossos dispositivos de retenção infantil são apropriados apenas para veículos equipados com cinto de segurança de três pontos retrátil.
Assim sendo, garanta que seu veículo tenha cinto de segurança de três pontos retrátil em pelo menos um dos assentos traseiros para que a cadeirinha seja instalada corretamente.
Uso o cinto de três pontos mas a cadeirinha fica solta no carro - e agora?
Muitos pais têm essa dúvida quando se trata do uso do cinto de três pontos na instalação da cadeirinha: sentir que ela fica “solta”.
Para entender isso, é preciso primeiro entender como o cinto de segurança do veículo funciona.
O cinto de segurança do veículo funciona porque ele possui um retrator com um mecanismo de trava que pode funcionar de duas maneiras:
1. Acionado pelo movimento do carro
Neste caso, o cinto de segurança é travado pela inércia pois quando o veículo para repentinamente um pêndulo move-se para a frente fazendo com que uma lingueta prenda o mecanismo do cinto de segurança.
Você percebe isto ao passar em uma rua com muitas ondulações, pois tentamos nos movimentar dentro do carro e nosso corpo fica preso pelo cinto de segurança sendo que somos liberados apenas após diminuirmos a velocidade.
Quando o pêndulo não é acionado o cinto do veículo não trava.
2. Acionado pelo movimento dos cintos
Neste caso o cinto de segurança é travado pela força centrífuga pois quando algo puxa bruscamente a correia do cinto de segurança uma bobina gira mais rapidamente, impulsionando uma alavanca que impede o movimento do cinto de segurança.
Neste sistema quando você tenta movimentar seu tronco muito rapidamente, não consegue, mas ao tentar fazer o mesmo movimento mais lentamente você consegue.
Quando o cinto é puxado lentamente ele não trava.
Como o cinto de segurança do veículo prende uma cadeirinha da mesma maneira que prende nosso corpo, ela ficará solta até o momento em que o sistema que trava o cinto do veículo for acionado.
Por isso que é muito importante seguir rigorosamente todas as instruções do manual do proprietário para que o cinto do veículo esteja bem posicionado na cadeirinha.
Desta forma, quando o cinto for exigido ele travará e consequentemente impedirá o deslocamento da cadeirinha.
Uso do cinto de segurança também para proteger a criança
Como já falamos anteriormente, há casos em que o cinto de segurança de três pontos não só irá prender a cadeirinha ao veículo, mas também garantir a segurança da criança.
Em casos de assentos de elevação e/ou cadeiras que atendam também ao grupo 2, por exemplo, como a nossa cadeirinha Beline, o cinto de segurança da cadeira deve ser utilizado apenas até a criança possuir 18kg.
Obrigatoriamente a partir dos 18kg ou alternativamente a partir dos 15kg (dependendo da constituição física da criança), a cadeirinha deve ser utilizada sem o seu cinto de segurança.
Neste caso, a cadeira e a criança devem ser fixadas apenas com o cinto de segurança do próprio veículo.
Neste caso, de uso do cinto de segurança do próprio carro na cadeirinha, ele deve passar pelas partes corretas do corpo da criança (quadril, centro do peito e meio do ombro), que podem garantir a segurança em caso de impacto.
Agora que você já sabe a importância do cinto de três pontos, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!