Tão importante quanto comprar uma cadeirinha para auto para transportar as crianças, é garantir que o cinto para cadeirinha está ajustado corretamente.
Afinal, é o cinto de segurança que irá passar pelo quadril, centro do peito e meio do ombro, garantindo assim a segurança da criança em caso de impacto.
Nem apertado demais e nem muito frouxo, o cinto de segurança para cadeirinha deve estar ajustado o suficiente para que o corpinho do seu filho não se mova demais.
Assim sendo, tomando como base os modelos da Team Tex, vamos ensinar como usar corretamente o cinto para cadeirinha. Confira!
Vale para todas: cinto de segurança de três pontos
Outro fator indispensável sobre o cinto de segurança, é que a cadeirinha seja instalada em assentos com cintos de 3 pontos retrátil.
Em geral, as pontas do assento traseiro são as mais adequadas para a instalação da cadeirinha, já que são equipadas com este modelo de cinto de segurança.
Regra geral: cinto com um dedo de folga
Seja lá qual for o grupo de massa e o modelo de cadeirinha utilizado pela criança, é necessário verificar a folga no cinto.
É necessário ajustar o cinto de segurança da cadeirinha de forma que o espaço entre o corpo da criança e o cinto não seja maior do que 1 (um) dedo.
E, se mesmo assim a criança conseguir se soltar (mexendo os ombros por exemplo), deve-se explicar para ela a importância do uso correto da cadeirinha e assim criar uma consciência para o seu uso.
Além disso, lembre-se de tomar cuidado ao vestir seu filho com casacos muito grossos ou inflados no outono e no inverno.
Isso porque em caso de colisão do carro, o ar pode soprar para fora do revestimento do casaco, deixando os cintos muito soltos. Assim, a proteção do seu filho é colocada em risco.
Não deixe de agasalhar seu filho, mas evite vesti-lo com modelos muito inflados para passear.
Dessa forma, retire os casacos grossos ou opte por modelos menos inflados, garantindo que a folga de 1 dedo do cinto seja mantida.
Confira, neste vídeo, o risco que seu filho corre caso esteja vestindo casacos muito grossos e inflados:
https://www.youtube.com/watch?v=zfE_2wIGIpQ
O vídeo também está no fim deste artigo, anexado.
O cinto para cadeirinha da Team Tex: como usar?
Cada cadeirinha da Team Tex - desde o bebê conforto até a Beline, que substitui os assentos de elevação tradicionais, possui sua própria instrução de instalação do cinto.
Dessa forma, vamos explicar como usar o cinto para cadeirinha em cada modelo. Entenda!
Bebê conforto Beone
Este modelo é fixado com o cinto de segurança do veículo e a criança utiliza os cintos de segurança do próprio bebê conforto.
Cadeirinhas Trio, Cosmo e Primo
Nos grupos 0 e 1 (do nascimento até os 18kg), essas cadeirinhas são fixadas com o cinto de segurança do veículo e a criança utiliza os cintos de segurança da própria cadeira.
No grupo 2 (de 15kg a 25kg), retira-se o cinto de segurança da cadeirinha e o cinto de segurança do veículo prende a criança e a cadeira ao mesmo tempo.
Cadeirinhas Kalle, Beline e I-Max
Nestes modelos de cadeirinha, que servem como assento de elevação, no grupo 1 (de 9kg a 18kg) devem ser fixadas com com o cinto de segurança do veículo. A criança deve utilizar os cintos de segurança da própria cadeira.
Já nos grupos 2 e 3 (de 15kg a 36kg), retira-se o cinto de segurança da cadeirinha. O cinto de segurança do veículo prende a criança e a cadeira ao mesmo tempo.
Atenção!
Quando a cadeirinha é utilizada de costas para o movimento (nos grupos 0 e 0+), o cinto de segurança do bebê conforto/cadeira deve sair de uma posição mais baixa ou igual à altura dos ombros da criança.
Por outro lado, quando utilizada de frente para o movimento (no grupo 1) o cinto de segurança da cadeira deve sair de uma posição igual ou mais alta que os ombros da criança.
Por que a cadeirinha fica solta no carro?
Essa é uma pergunta recorrente entre os pais quando o assunto é o cinto para cadeirinha.
Para entender isso, é preciso primeiro entender como o cinto de segurança do veículo funciona.
O cinto de segurança do veículo funciona porque ele possui um retrator com um mecanismo de trava que pode funcionar de duas maneiras:
1. Acionado ou pelo movimento do carro
Neste caso, o cinto de segurança é travado pela inércia pois quando o veículo para repentinamente um pêndulo move-se para a frente fazendo com que uma lingueta prenda o mecanismo do cinto de segurança.
Você percebe isto ao passar em uma rua com muitas ondulações pois tentamos nos movimentar dentro do carro e nosso corpo fica preso pelo cinto de segurança sendo que somos liberados apenas após diminuirmos a velocidade.
Quando o pêndulo não é acionado o cinto do veículo não trava.
2. Acionado pelo movimento dos cintos
Neste caso o cinto de segurança é travado pela força centrífuga pois quando algo puxa bruscamente a correia do cinto de segurança uma bobina gira mais rapidamente, impulsionando uma alavanca que impede o movimento do cinto de segurança.
Neste sistema quando você tenta movimentar seu tronco muito rapidamente, não consegue, mas ao tentar fazer o mesmo movimento mais lentamente você consegue.
Quando o cinto é puxado lentamente ele não trava.
Como o cinto de segurança do veículo prende uma cadeirinha da mesma maneira que prende nosso corpo, ela ficará solta até o momento em que o sistema que trava o cinto do veículo for acionado.
Por isso que é muito importante seguir rigorosamente todas as instruções do manual do proprietário para que o cinto do veículo esteja bem posicionado na cadeirinha.
Desta forma, quando o cinto for exigido ele travará e consequentemente impedirá o deslocamento da cadeirinha.
Agora que você já sabe como usar corretamente o cinto para cadeirinha, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!
