A chegada de um bebê transforma a rotina da casa e a dinâmica do lar. Por exigir um cuidado e uma atenção extras, o filho mais novo torna-se a principal preocupação dos pais, especialmente nos primeiros dias. Com isso, é natural que o primogênito comece a sentir ciúmes do irmão mais novo.
Afinal de contas, de uma hora para a outra, toda a atenção que o irmão mais velho tinha passa a ser concentrada no bebê ou pelo menos dividida com o novo integrante.
O ciúme é explicado como uma reação da criança que, por ser muito nova, acredita ter perdido o amor dos pais.
Dessa forma, o primogênito expressa sentimentos de perda quando percebe que terá que ceder espaço e compartilhar o amor e a atenção dos pais.
Assim sendo, em pouco tempo o filho mais velho começa a procurar formas de ter de volta a atenção exclusiva dos pais, chegando até mesmo a utilizar comportamentos infantilizados.
Por exemplo, ele pode começar a pedir ajuda para comer, ir ao banheiro (sendo que já vinha fazendo tudo isso sozinho) e até mesmo passar a fazer mais birras.
No entanto, é importante que os pais tenham tato nessa fase para lidar com os ciúmes e fazer com que a criança se sinta parte da chegada do novo bebê.
Pensando nisso, separamos 7 dicas para lidar com o ciúme do seu mais velho que acaba de ver o irmão nascer. Confira!
1. Jamais faça comparações entre eles
Elogios fazem parte da construção da educação da criança. Entretanto, eles nunca devem ser feitos em detrimento do outro irmão.
Assim, sendo jamais faça comparações entre seus pequenos, especialmente quando o mais novo já for maiorzinho.
Quando temos mais de um filho, é normal que percebamos suas diferenças: o mais afetivo, o mais regrado, obediente, disciplinado, o mais alegre.
O cuidado que precisamos tomar é o de não os compararmos com frases como:
• “Você podia ser carinhoso como o seu irmão”;
• “Esse meu filho é o mais estudioso de todos”;
• “Seu irmão é muito mais organizado”;
Em geral, comparações são terríveis, excluem e afetam diretamente a autoestima das nossas crianças (adolescentes, jovens e também adultos).
Os pais representam as figuras de autoridade mais importantes e de maior “peso” na vida dos filhos e quando eles lançam palavras duras, de crítica ou comparações, os pequenos acabam dando um foco maior naquilo não têm do que nas suas habilidades.
Nossos filhos, assim como nós, têm defeitos e “pontos fracos”, mas cada um deles possui características únicas, exclusivas e maravilhosas, capazes de os tornarem seres tão especiais e singulares.
2. Incentive a admiração mútua para evitar ciúmes do irmão mais novo
Se antes antes você tinha um filho ou filha única, agora, há mais um membro na família com quem ele ou ela deve estreitar laços.
O ciúme do irmão mais novo nasce da percepção da criança de ver o bebê como uma concorrência pela atenção dos pais.
Nesse caso, é papel dos pais explicarem que o novo bebê é parte da família e que o mais velho deve amá-lo assim como ama o papai e a mamãe.
O mesmo vale, é claro, para a criação do mais novo. Desde os primeiros anos, incentive ele a participar das realizações do irmão mais velho - uma apresentação na escola, um torneio ou até mesmo participando da organização da festinha de aniversário.
Atividades de casa e tarefas podem ser divididas entre ambos para que, aos poucos, eles percebam as qualidades e habilidades um do outro.
3. Envolva o mais velho nos cuidados com o irmão mais novo
Uma boa estratégia que pode fazer com que o ciúme do irmão mais novo reduza é envolver os mais velhos nos cuidados com o bebê.
Chame-o para ajudar a dar mamadeira, escolher a roupinha, arrumar os brinquedos, entre outras atividades.
Dessa forma, ele se sentirá importante na medida em que você confia nele e o coloca totalmente por dentro da chegada do bebê.
Dessa forma, o sentimento de participação e união é estimulado. Pode ter certeza que ele ou ela ficará muito menos ciumento e muito mais amoroso.
4. Não descuide do seu primogênito
Nós entendemos que um bebê exige muitos cuidados, quase que em tempo integral. É amamentação, pediatra, vacinas e muito mais.
No entanto, por mais que a exigência seja grande, você deve dar atenção para o seu primogênito.
Quando possível, peça ajuda do pai para com as tarefas do bebê e dedique-se a ouvir e ajudar o seu mais velho.
As tarefas escolares deles não podem ser descuidadas. Ele, também, deve estar doido para contar histórias de como foi seu dia. Ou pode até estar sentindo falta de ouvir aquela historinha antes de dormir.
5. Passe um tempo separadamente com cada um
Quando o seu filho mais novo já não for tão pequeno assim, busque passar um tempo com cada filho separadamente, para dar atenção exclusiva.
Isso é importante porque, às vezes, eles têm anseios, dúvidas e desabafos que querem fazer apenas com a mãe e o pai.
Os momentos com a família toda reunida são uma delícia, mas passar momentos só com o pai ou a mãe reforça laços e faz com que seu filho se sinta acolhido e assistido.
6. Identifique situações de ciúme intenso e converse
Há momentos em que o ciúme do irmão mais novo irá extrapolar - gerando brigas e acessos de raiva para com os pais e até mesmo direcionados para o mais novo.
Nessas horas, repreenda mas, sobretudo, converse. Reforce o quanto seu filho é importante, mas explique os desafios da chegada do bebê.
Outra parte importante é demonstrar que as regras da casa serão as mesmas tanto para o mais velho quanto para o mais novo. Isso certamente vai tranquilizar o ambiente e a relação entre os irmãos.
Além disso, se o ciúme deixar seu filho agressivo, tente propor a ele canalizar essa raiva para atividades artísticas e esportivas. Use argila, tinta, massinha, recortes, matricule na natação e mais.
7. Incentive a amizade entre os irmãos
Conforme seus filhos forem crescendo, estimule a amizade entre eles - mesmo que sejam de sexos distintos.
Faça com que o amor do primogênito pelo irmão mais novo seja nutrido. Sempre coloque os dois em contato, seja brincando ou mesmo entregando pequenas responsabilidades para o irmão mais velho, como dar mamadeira.
Ter um irmão é uma das formas de compreender as necessidades das outras pessoas e, assim, expandir nossa capacidade de amar.
Por fim, com atenção, carinho e equilíbrio, é possível driblar o ciúme do irmão mais novo, sentido pelo mais velho.
Entenda que isso também é uma fase e que, com o passar do tempo, o amor entre eles será maior que qualquer desavença!
Agora que você já como lidar com o ciúmes do irmão mais novo sentido pelo mais velho, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!