A cólica em recém-nascido é um fator bastante comum durante os primeiros meses de vida do pequeno. Esses desconfortos abdominais causam irritação e incômodo na criança, além de preocupar os papais e mamães.
Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não se preocupe: neste artigo, vamos te apresentar as principais dicas para identificar a cólica no recém-nascido e de que forma aliviar o incômodo. Continue a leitura!
O que é a cólica em recém-nascido?
A cólica é um incômodo que acompanha a maioria dos bebês durante os primeiros meses de vida da criança. Normalmente, a dorzinha desaparece espontaneamente após o terceiro ou quarto mês de vida. Então, logo mais o seu pequeno estará livre desse problema!
Acredita-se que a principal causa da cólica em recém-nascido é o seu sistema digestivo ainda pouco desenvolvido e, por isso, está se acostumando a realizar as funções.
A alimentação também é um grande fator para o incômodo. Caso o bebê se alimente e não arrote, há um grande risco de gerar refluxo e gases que também causam desconforto.
Mesmo sendo um problema comum e responsável por deixar os bebês irritados, existem algumas medidas que os papais, mamães ou responsáveis podem fazer para aliviar as dores. Veja alguns exemplos:
Identificar o problema é o primeiro passo
Existem diversos tipos de choro do bebê e queixas que podem ser confundidas. Para conseguir ajudar a criança da maneira ideal, então, é preciso identificar o problema.
As cólicas em bebê recém-nascido costumam aparecer a partir da segunda semana de vida e aparecem normalmente no final da tarde ou durante a noite.
Normalmente, o incômodo se manifesta como um ataque de choro forte e crescente. A criança se estica, fica vermelha e, em alguns casos, elimina gases durante o choro.
O recém-nascido com cólica pode chorar ininterruptamente por horas, o que causa bastante desconforto para a criança.
Aconchegue o seu bebê no colo
Depois que o problema é finalmente identificado, é a hora de iniciar algumas medidas para aliviar as dores do pequeno.
Aconchegar o bebê no colo da mãe ou do pai pode ser fundamental para acalmar a criança. A dica é preparar um ambiente com música baixinha e uma cadeira de balanço, por exemplo. Em casos assim, manter o bebê em um ambiente tranquilo é fundamental!
Massagear a barriguinha do bebê
Uma boa alternativa para aliviar as cólicas em bebê recém-nascido é fazer uma massagem na barriguinha da criança, no sentido horário. Essa massagem ajuda a eliminar o excesso de gases e alivia a dor.
Fazer um exercício leve com o bebê
Em alguns casos, movimentar as pernas do bebê, como estivesse pedalando no ar, também é responsável por eliminar o excesso de gases e aliviar o incômodo da cólica.
Mas, atenção: os exercícios precisam ser leves — afinal, a criança ainda é muito frágil e está em uma situação de incômodo.
Compressas mornas
Colocar compressas com água morna na barriga do bebê podem também aliviar a dor, além de relaxar a criança.
A ideia é tentar usar abordagens diferentes para ver qual opção melhor se encaixa com o seu filho(a).
Como evitar a cólica no recém-nascido
Antes de mais nada, precisamos reforçar que a cólica é um problema que acontece inclusive em bebês saudáveis. Por isso, não se culpe e lembre-se de que os episódios devem acabar naturalmente em algumas semanas ou meses.
Existem alguns pontos que podem auxiliar na prevenção. A alimentação, por exemplo, é um ponto importante a se observar.
Sempre que perceber que o bebê está com fome, alimente-o e force o arroto após cada mamada. Além disso, ao alimentar a criança, procure sempre se sentar em uma posição ereta e manter sempre o bico da mamadeira repleto de leite.
Colocar bolsas de água quente na barriguinha do pequeno também é uma excelente forma de prevenção e alívio.
Leia também: Cuidados com recém-nascido: dicas para os primeiros meses
Quando procurar um médico?
Apesar de ser um problema comum na maioria dos recém-nascidos, existem alguns casos em que a ajuda de um médico é altamente recomendada.
Caso você tenha realizado todas as dicas para aliviar o incômodo e também as prevenções e, ainda sim, o choro persistir, é a hora de buscar ajuda profissional.
O pediatra vai poder confirmar se a cólica é realmente o motivo do choro ou se existe outra causa para o incômodo. Além disso, o profissional poderá indicar remédios e exames para avaliar com precisão o pequeno.
Por isso, busque ajuda profissional quando:
- O choro é persistente e nenhuma medida parece acalmar o recém-nascido;
- Perda de peso ou mudança na rotina, como o pequeno mamar menos que o normal;
- O bebê apresentar diarreia e/ou sangue nas fezes.
Reforçamos que não é indicado o uso de qualquer medicamento sem orientação de um profissional médico.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe as dicas com outros papais e mamães!