Para as crianças, o período das férias é tempo de alegria, diversão e descanso dos estudos. Mas, para os pais que trabalham neste período, não ter com quem deixar os filhos pode ser um problema. A melhor solução? Uma colônia de férias.
Uma colônia de férias consiste em atividades programadas, recreativas e esportivas, organizadas por profissionais de recreação qualificados, a serem realizadas no período de férias, por crianças e adolescentes.
Normalmente as colônias de férias ocorrem em clubes, condomínios, parques, escolas e academias.
Um espaço educativo e muito divertido, as colônias de férias são ótimas opções para que as crianças aproveitem com segurança e seus pais trabalhem tranquilos.
Mas, como escolher o espaço mais saudável e adequado para confiar o seu filho?
Separamos algumas dicas para definir a colônia de férias perfeita. Continue a leitura!
Mas antes... quais são os benefícios de uma colônia de férias?
Atividades coletivas como uma colônia de férias incentivam a socialização, desenvolvem a confiança e estimulam a independência dos pequenos.
Para se ter um exemplo, é comum crianças que não sabem arrumar a mochila ou a cama aprenderem a cuidar de si quando saem de perto dos pais.
Assim sendo, estar longe dos pais, ser responsável por seus pertences, tomar decisões que atéentão foram feitas pelos pais, entender-se dentro de um novo grupo social são experiências proporcionadas por uma colônia de férias.
Além disso, estar em uma colônia permite que a criança aprenda a conviver em grupo, aprenda a compartilhar, ganhar, perder e a solucionar alguns de seus próprios problemas.
Nos dias longe dos pais. a criança começa a criar hábitos independentes como aprender a arrumar suas roupas, a própria bagagem, servir sua comida sozinho e aprender com diferentes colegas.
6 dicas para escolher a colônia de férias perfeita para o seu filho
Agora que você já entende os benefícios da colônia de férias, separamos alguns cuidados essenciais para a escolha perfeita para o seu filho. Olha só:
1. Busque referências com quem já experimentou
O primeiro passo para fazer uma escolha consciente é ouvir a opinião de quem já usou o serviço.
Busque referências - fale com os pais dos coleguinhas do seu filho e peça indicações.
Também vale a pena consultar também os professores, pois como parte do ambiente educativo, eles podem ter alguma recomendação.
Além de consultar os professores e os pais dos coleguinhas do seu filho, pesquise também na internet e veja os comentários e avaliações que as pessoas colocam sobre as colônias de férias da sua região.
2. Visite o local da colônia de férias
Antes de contratar os serviços da colônia de férias, tente visitar as dependências onde ocorrerão as atividades.
Confira se o local tem boas condições de higiene e segurança, se possui bastante espaço para a criança brincar e quais as opções que oferece para o lazer.
É importante visitar a estrutura de várias colônias de férias até encontrar aquele que atende às suas expectativas e, principalmente, as dos seu filho.
3. Verifique as questões de segurança
Além do conforto do lugar, é importante verificar as questões de segurança do local da colônia de férias.
Por isso, em uma eventual visita, observe se no local não há objetos perigosos que as crianças possam se cortar ou mesmo engolir.
Se houver um playground, veja se ele está em bom estado, se a madeira não está apodrecida ou se não há nenhum brinquedo quebrado.
Também é importante verificar se o local tem enfermaria ou assistência médica, caso a criança se machuque nas atividades ou passe mal por algum motivo.
4. Conheça os profissionais de recreação
O número de profissionais que integram a colônia de férias, bem como a qualificação deles é extremamente relevante.
O ideal é que haja um adulto para cada grupo de 10 crianças, se elas forem menores de dois anos, ou um por cada grupo de 14, se elas tiverem a partir de três anos.
Além disso, pessoas com experiência em educação, recreação, esporte, teatro e áreas afins são mais qualificados para a função de cuidar e entreter as crianças.
5. Veja se as atividades são compatíveis com a criança
Ao escolher uma colônia de férias, é importante, principalmente, pensar na diversão da criança.
Afinal, é o momento que ela tem para brincar sem se preocupar com tarefas de casa e provas.
Sendo assim, procure informar-se sobre a programação oferecida. Veja se as atividades são compatíveis com a idade e os gostos do seu filho, se são interessantes para ele.
6. Exija documentação
Todos os serviços prestados pela colônia de férias devem ser documentados, a fim de que você saiba quais são os compromissos dos prestadores de serviços.
No contrato, tenha atenção para as cláusulas que isentam a colônia de responsabilidades sobre
a criança.
Esse tipo de cláusula é abusiva, pois enquanto as crianças estão na colônia de férias, é dever dos profissionais que trabalham lá vigiá-las e preservar a integridade física delas.
A colônia de férias, além de ser uma opção divertida para os dias de descanso, certamente ajudará o seu filho a criar memórias e amizades para a vida toda!
Agora que você já sabe como escolher a colônia de férias perfeita, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!