Para algumas mamães e papais, conseguir transportar o pequeno no carro é quase uma aventura. Mas como acostumar o bebê na cadeirinha?
Antes de mais nada, é importante lembrar que a cadeirinha é um acessório indispensável. O não uso deste dispositivo, além de ser contra a lei, ainda coloca a criança em risco!
Para entender melhor a Lei da Cadeirinha, recomendamos a leitura do nosso texto sobre a Lei da Cadeirinha em 2020.
Como acalmar o bebê na cadeirinha do carro?
A primeira dica e, talvez a mais importante, é: acostume seu pequeno desde cedo.
Desde o momento em que sai da maternidade e em todos os passeios seguintes, transporte seu pequeno no bebê conforto ou cadeirinha. Além de obrigatório por lei é importante para a segurança da criança.
Seu filho ou filha adorava a cadeirinha, mas passou a reclamar ou resistir ao uso? Então confira as dicas que separamos para você.
Dicas para acostumar o seu filho ao uso da cadeirinha
1. Confira se a cadeirinha ainda é adequada para o peso e tamanho do seu filho
Cada criança passa por um processo de crescimento. Alguns crescem mais rápido e passam do peso e tamanho ideal estipulados pela cadeirinha utilizada.
O que, além de prejudicar sua proteção pode gerar desconforto, ocasionando choro e manha.
Para saber mais sobre o tema, leia o nosso artigo: “5 dicas para escolher a cadeirinha infantil ideal para o seu filho”.
2. Verifique se há algo externo que possa incomodá-lo
Fralda suja, sol no rosto, fome, sede, calor ou frio podem deixar o seu bebê indisposto e fazê-lo chorar.
Confira se ele está confortável ou se pode estar incomodado com uma destas coisas.
3. Seja firme
Por mais que seja difícil, não pare o carro sempre que o bebê chorar. Caso você faça isso, ele vai associar o choro à atenção concedida e vai chorar todas as vezes que for contrariado, até você ceder.
Se você tem certeza de que o bebê está confortável, tente outras alternativas para acalmá-lo antes de parar.
4. Conte uma história para envolvê-lo
Se seu filho é um pouquinho maior conte uma história como “mamãe e papai precisam que você ajude a dirigir” e peça pra ele dizer o que vê do lado de fora. Assim você distrai a criança e ainda ajuda ela a sentir que faz parte do que está acontecendo.
5. A viagem vai ser longa? Programe atividades e paradas!
Aqui no blog você encontra um texto completo com dicas para viagens com bebês. Também temos um artigo sobre como deixar as viagens mais divertidas para a criançada. Confira!
6. Compre um espelho retrovisor para bebê
Algumas mamães colocam um espelho retrovisor no banco em que está instalado o bebê conforto ou a cadeirinha. Com ele, o bebê consegue ver a mãe ou o pai e, em alguns casos, isso basta para acalmá-lo.
7. Respeite as mamadas
Não coloque o seu pequeno no carro logo depois de mamar. Isso pode fazer com que ele fique enjoado e tenha refluxo.
8. Use e abuse de brinquedos!
Leve alguns dos brinquedos favoritos da criança para o carro. Assim ele se distrai e não fica entediado durante o passeio.
9. Se possível, coloque alguém no banco de trás com ele
Na maioria das vezes, o bebê só quer um pouco de companhia e atenção. Então, sempre que for possível, coloque alguém para ir no banco de trás com ele.
10. Tenha paciência, essa fase vai passar
O uso da cadeirinha não é negociável! É melhor sofrer um pouco ouvindo seu pequeno chorar que expor ele a riscos desnecessários.
Lembre-se que com o tempo, seu bebê vai crescer e o uso constante vai ajudá-lo a entender que, sem cadeirinha não tem passeio de carro.
Agora que você leu as nossas dicas de como acostumar o bebê na cadeirinha do carro, que tal ajudar para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!