A chupeta é um dos itens do enxoval do bebê mais usados pela criança. Afinal, o ato de sugá-la é um mecanismo associado à necessidade de satisfação afetiva e de segurança, que desperta um sentimento no bebê semelhante ao que ocorre quando ele mama no peito da mãe.
Entretanto, apesar de a chupeta acalmar o bebê, o uso prolongado pode provocar prejuízos como alterações ortodônticas, de respiração e de fala.
A maioria dos médicos indica que você não deve deixar a criança dependente do acessório por muito tempo, cogitando sua retirada até, no máximo, os 3 anos de idade.
No entanto, a gente sabe que fazer seu filho abandonar esse acessório que o faz tanto bem emocionalmente pode ser difícil.
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa ajudar a criança a largar a chupeta com mais facilidade. Confira!
1. Tente aos poucos
Primeiramente, busque reduzir o tempo que seu filho fica com a chupeta, espaçando os intervalos. É uma forma de a criança começar a se desacostumar.
Você pode, primeiro, restringir durante o dia e depois durante a noite. Mas tenha atenção: porque depois de tirar de dia, logo depois tire a de noite, senão a criança tende a voltar a pedir durante o dia.
Se preferir começar de forma mais branda, você pode pedir para que seu filho não use fora de casa ou na escola, por exemplo.
2. Mude a rotina e o foco para a criança largar a chupeta
Uma boa alternativa para ajudar a criança a largar a chupeta é mudar o foco. Ela gosta de usar na hora de dormir? Uma ideia é distraí-la contando uma história. Quando a criança pedir a chupeta, não dê imediatamente e, assim mude o foco da atenção.
Se em algum momento ele estiver entediado, por exemplo, e solicitar a chupeta, incentive uma outra brincadeira.
3. Tenha poucas chupetas disponíveis
O número de chupetas disponíveis pode influencia no nível de facilidade em largar este acessório.
Por isso, procure ter no máximo duas. Assim, se alguma se perder ou estragar, já há uma possível desculpa para o abandono total.
4. Mostre o exemplo dos mais velhos
Crianças costumam se inspirar em irmãos, primos e até coleguinhas mais velhos. Eles querem ser um bom exemplo quanto eles.
Por isso, reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta - elas adoram se sentir mais crescidas.
Para exemplificar, vale citar um coleguinha ou conhecido que já não usa o acessório mais. Assim, ele se sentirá mais motivado a largar a chupeta.
5. Negocie com ao seu filho
Outra alternativa interessante para ajudar a criança a largar a chupeta é negociar, propondo trocas.
Prometa que se ela deixar a chupeta por um tempo, vocês podem fazer um passeio, ela pode ganhar um prêmio e mais.
Lembre-se de sempre optar por prêmios saudáveis em troca - não dê doces a ela no lugar da chupeta.
Em entrevista à Revista Crescer, a psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo (SP), Rita Calegari, aponta que, entretanto, é preciso ter cautela nas trocas: “trocar a chupeta por uma viagem para a Disney, por exemplo, não é o ideal. O presente deve ter a mesma função que a chupeta, ou seja, deve trazer conforto, segurança e calma. Pode ser um urso de pelúcia ou um travesseiro fofo”.
6. Não prenda a chupeta na fraldinha
Evite usar cordinhas ou paninhos para prender a chupeta à roupa da criança ou à fralda. Além do risco de sufocamento, o hábito faz com que o bico fique disponível por mais tempo e a todo momento.
É melhor que a criança esqueça a chupeta em cima da mesa, por exemplo, quando estiver distraída com algum brinquedo.
7. Aproveite as oportunidades
Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento.
Durante um resfriado, por exemplo, é comum que a criança rejeite a chupeta, pois precisa respirar pela boca por causa do nariz entupido.
Se isso acontecer, tire as chupetas de vista e espere ver se ela sente falta. Caso solicite, utilize novamente a dica 2: mude o foco.
Por fim, tenha cuidado para não tentar tirar a chupeta em um momento de instabilidade emocional da criança, como a chegada de um irmão ou a entrada na escola, pois será ainda mais difícil. Escolha uma fase da vida em que ela esteja tranquila e relaxada.
Agora que você já tudo sobre como ajudar a criança a largar a chupeta, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!