Problemas como intestino preso, gases e fezes ressecadas são comuns entre os recém-nascidos. Isso acontece porque o seu sistema digestivo ainda é pouco desenvolvido e, por isso, está se acostumando a realizar as funções.
Se o seu filho(a) está passando por isso, não se preocupe! Existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de soltar o intestino de bebê recém-nascido e garantir o bem-estar da criança. Continue a leitura para saber mais!
Quais as possíveis causas do intestino preso em recém-nascido?
Como cada criança desenvolve um comportamento diferente, não existe um único motivo que pode causar constipação.
No geral, as fórmulas infantis são as mais envolvidas nessa questão e, por isso, fatores como hidratação são fundamentais para evitar maiores problemas.
Além disso, fatores como a introdução alimentar e doenças subjacentes também podem contribuir para a questão. O mais importante é não se desesperar e entender que o intestino preso é uma causa comum em recém-nascidos e pode ser resolvido!
Então, como soltar o intestino do bebê? 7 dicas úteis
1. Estimule o consumo de água
Como citamos anteriormente, a hidratação tem papel fundamental para amolecer as fezes e soltar o intestino do bebê.
Conforme recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) o ideal é que os bebês passem a beber água apenas após os 6 meses de idade, isto porque o leite materno possui nutirentes e água necessários para o correto desenvolvimento do bebê.
Portanto antes de iniciar o consumo de água, consultar com o pediatra a possibilidade deste novo hábito.
O importante é que a criança consuma a quantidade certa de água para a sua idade, beneficiando o organismo como um todo.
2. Dê prioridade para alimentos integrais e ricos em fibra
Alimentos integrais são naturalmente ricos em fibras e, por isso, agem como laxantes naturais, auxiliando o organismo de todas as idades.
Nesse sentido, priorize esses alimentos para a melhora do funcionamento do intestino e, assim como o consumo da água, consulte com o pediatra responsável as opções mais indicadas para o seu filho(a)!
Bebês com mais de 6 meses, por exemplo, costumam ingerir alimentos ricos em fibras em pedaços, como maçãs, pêras, ameixas, entre outros.
3. Observe se o leite está causando a prisão de ventre
Uma causa muito comum entre as crianças é a prisão de ventre por conta da transição entre a amamentação e as fórmulas infantis. Nesse sentido, uma das principais dicas para soltar o intestino do bebê é introduzir aos poucos outros tipos de leite na dieta.
A dica é fazer testes com cautela: troque a marca ou o tipo da fórmula oferecida e observe a reação da criança, além de verificar se a diluição está sendo feita corretamente.
4. Estimule o maior consumo de frutas, vegetais e leguminosas
Você já parou para pensar nos benefícios que as frutas, vegetais e leguminosas têm na vida não só do recém-nascido, como em todas as idades?
Se você se pergunta como soltar o intestino do recém-nascido, investir em uma alimentação saudável pode ser uma solução!
É essencial adequar a nutrição do bebê com as recomendações do pediatra, mas citaremos abaixo as opções mais utilizadas pelos papais e mamães:
- Mamão;
- Laranja;
- Pêra;
- Brócolis;
- Abóbora;
- Batata doce.
→ Leia mais: Alimentação saudável infantil: confira dicas de acordo com a idade da criança
5. Ofereça chá ou líquidos quentes
Chás também são uma excelente opção para soltar o intestino de bebê recém-nascido, isso porque os líquidos quentes estimulam o órgão e contribuem diretamente com a hidratação da criança.
Um ponto de atenção é que nem todos os chás são indicados para os bebês, mas opções como sucos de ameixa morno e água aromatizada com laranja costumam ser indicadas para todas as idades.
Além disso, verifique também a temperatura para que não queime a língua do pequeno.
6. Faça massagens estimulantes
Massagens estimulantes na barriguinha do pequeno podem aliviar (e muito!) o desconforto causado pelo intestino preso.
Observe a reação do bebê após as massagens e, se preciso, adicione novas técnicas, como movimentos circulares ou até mesmo durante o banho com a água aquecida.
7. Ainda não resolveu? Visite o pediatra!
Como citamos anteriormente, o intestino preso é uma situação bastante comum no recém-nascido, mas que de fato prejudica o bem-estar da criança.
Se você tentou todas as dicas e ainda não resolveu, é sinal que está na hora de consultar o médico para a recomendação de algum medicamento ou até mesmo supositórios. Dessa forma, o pediatra responsável irá investigar as causas do problema e conseguir traçar planos mais assertivos para ajudar o seu filho(a)!
Se este conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com outros papais e mamães?