• Quem Somos
  • Produtos
  • Blog
  • Perguntas e Respostas
  • Vídeos
  • Contato
  • Loja Oficial
  • Home
  • Enjoo em viagem: o que fazer quando o bebê passa mal?

Enjoo em viagem: o que fazer quando o bebê passa mal?

O enjoo em viagem é um problema que afeta tanto bebês, como crianças e adultos. Muitos pequenos chegam a vomitar - o que se torna uma preocupação, principalmente para os pais.

Além de ser uma situação alarmante, é desconfortável para o bebê e para a viagem.

Afinal, além de se sujar, o bebê prejudica também sua cadeirinha para auto, deixando um cheiro forte e um suporte irregular para viajar.

Velocidade, alimentação e indisposição são alguns dos fatores que geram a sensação de enjoo em viagem.

Dessa forma, muitos pais e responsáveis ficam aflitos e se perguntam se há solução para este problema. O que fazer para que o bebê pare de vomitar dentro do carro?

Continue a leitura e entenda!

Bebês que sofrem enjoo em viagem: quais as causas e como prepará-los?

São muitos os motivos para que seu bebê vomite ao passear de carro!

Ele pode ter comido ou bebido muito líquido antes de entrar no veículo, estar mais indisposto no dia, estar com alguma virose ou, ainda, em casos de crianças mais velhas e adultos, ter o chamado mal do movimento ou cinetose.

O carro chacoalha muito e, como os pequenos ainda não têm os mecanismos antirrefluxo completamente desenvolvidos, o balanço pode fazer com que o conteúdo do estômago volte e, assim, eles acabam vomitando.

O enjoo em viagem nas crianças aparece por volta dos 2 anos de idade, pois, antes disso, considera-se que o bebê não é sensível a isso, devido à imaturidade de seu cérebro.

Se o seu filho sofre desse mal, é melhor tomar algumas precauções!

  • Descanso

Faça com que seu filho esteja bem descansado antes de iniciar o passeio.

Se a criança está cansada, ela estará mais sensível ao enjoo em viagem e, portanto, é melhor fazê-la dormir antes, principalmente se for fazer um trajeto longo.

  • Boa alimentação

Comer antes de iniciar a viagem pode permitir a redução dos vômitos ou, ao menos, torná-los menos dolorosos.

Dê preferência para alimentos leves e evite frituras!

  • Tratamentos

Antes de correr para a farmácia e comprar um remedinho de enjoo, é importante consultar o médico.

Os medicamentos populares podem ajudar no problema, mas só devem ser ministrados sob a orientação de um pediatra.

Afinal, seu filho pode ser alérgico a alguma substância e as doses recomendadas para adultos e crianças são bem diferentes.

O bebê não suporta ficar na cadeira para auto. O que fazer?

Ainda há um outro motivo que pode fazer seu filho vomitar no carro: talvez ele esteja mal instalado em sua cadeira para auto.

Uma posição baixa demais, muito inclinada ou muito reta, por exemplo, pode fazer com que ele fique desconfortável e sinta-se enjoado.

É difícil para você saber o que está errado com a cadeira para auto, portanto, é preciso fazer diversos testes para descobrir se o problema deriva da posição da cadeira.

Você pode modificar a inclinação da cadeira para auto, ou experimentar outras cadeiras - pedindo emprestada de amigos - para verificar o motivo que gera o enjoo em viagem.

Caso se perceba que, ao mudar a cadeira para auto, a incidência dos vômitos diminui, invista em um dispositivo novo e adequado!

Cuidado com os mitos!

Instalar uma criança de costas para o movimento em uma cadeira para bebê não provoca mais vômitos do que a de frente para o movimento!

Não há nenhum estudo que comprove que, se seu filho estiver de costas para o movimento ele terá tendência a enjoar.

A posição não traz nenhum malefício, pelo contrário, é uma alternativa para proteger a criança!

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões graves ou fatais num acidente se estiverem de costas para o movimento.

Para evitar o enjoo em viagem, experimente seguir as recomendações acima e, sobretudo, mantenha a criança em cadeiras de costas para o movimento pelo maior tempo possível - conforme aceito pela sua cadeirinha ou bebê-conforto.

O vômito já ocorreu. E agora?

Se, mesmo tomando todos os cuidados, seu filho sentiu-se mal e chegou a vomitar durante a viagem, não se desespere.

Estacione em um local seguro, como um posto ou acostamento, e retire-o do carro.

Busque explicar que essas coisas acontecem e que ele não fez nada de errado, sempre transmitindo bastante calma.

Lave o rosto dele e a boca dele e também troque a roupa. Só prossiga a viagem depois que seu filho estiver se sentindo melhor.

Agora que você já sabe como prevenir seu filho do enjoo em viagem, que tal dividir essas dicas com outros pais? Compartilhe agora mesmo este artigo nas suas redes sociais!

 

 

Fotos

FALE CONOSCO
Copyright © Teamtex., 2025
  • Youtube
  • WhatsApp
Contato:

+55 11 5095-6646  /   WhatsApp 55 11 5095 6646  / satt@teamtex.com.br  Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta feira das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00

Av. Jabaquara, 2.940 – Cj. 64 / Mirandópolis / São Paulo / SP / 04046-500