Nessa época, tanto os pais quanto os filhos estão ansiosos pelas férias em família.
Há quem prefira uma bela praia, enquanto outros preferem o descanso prolongado para fazer uma viagem internacional.
Mas, para que as férias em família sejam perfeitas, é necessário muito planejamento e organização.
Afinal, uma programação para adultos pode ser mais flexível e os imprevistos podem ser contornados com mais facilidade.
Já com as crianças, os pais precisam ficar atentos a cuidados importantes, para que a viagem seja só diversão e não um motivo a mais de preocupação.
Se você já está com o pé na estrada, antes de apertar os cintos é melhor ler essas 6 dicas para ter uma viagem mais tranquila em família. Confira!
1. Escolha um destino que agrade a todos para as férias em família
Se vocês ainda têm dúvida sobre o destino para as férias em família, é melhor escolher com calma e, sobretudo, em consenso.
É claro que nem sempre o gosto das crianças são parecido com os dos pais, mas é importante reunir todos e ouvir sobre:
• opções de lazer desejadas;
• clima favorito;
• se desejam praia ou campo.
Fato é que durante as semanas de férias em família, as crianças querem brincar bastante e os adultos desejam descansar.
Um destino ou um hotel que tenha estrutura para crianças, mas que também inclua atividade para os adultos, boa comida, bom atendimento e quarto confortável, vão fazer com que você fique ainda mais animado e disposto para estar com os seus filhos.
Vale ressaltar que o destino das férias em família também precisa estar alinhado ao orçamento disponível.
Isso vai determinar se é possível fazer uma viagem para a praia, para o campo e até mesmo uma viagem internacional.
Quando estiverem com uma lista de possibilidades em mãos, vale a pena pesquisar sobre cada destino e descobrir se essa é realmente uma boa época do ano para visitas nesses locais.
2. Defina os meios de transporte, passagens e hospedagem
O primeiro passo é definir o meio de transporte para as férias em família. Passagens de ônibus devem ser compradas com antecedência, uma vez que em épocas de alta temporada podem faltar lugares.
Quanto às passagens aéreas, também é importante realizar a compra com antecedência, mas ter atenção a diferentes sites e companhias para, eventualmente, aproveitar promoções.
Crianças, em geral, têm muita energia e podem ficar impacientes com viagens excessivamente longas.
Dessa forma, quando a família viaja de carro, é fácil planejar paradas para que todos possam esticar as pernas, fazer um lanche e usar o banheiro.
Só não se esqueça de conferir a rota com antecedência e se informar sobre os melhores pontos de parada na estrada.
Em viagens aéreas, prepare lanches leves ou biscoitinhos para que as crianças tenham alguma coisa para mastigar nas decolagens e aterrissagens, e assim evitar pressão e dores de ouvido.
Quanto à hospedagem, qual seria o melhor lugar: um hotel, uma pousada, um resort ou uma casa alugada?
Para escolher, leve em consideração o nível de conforto que você quer gerar para a sua família e a adaptabilidade ao orçamento.
Para facilitar a sua pesquisa e a escolha do local, confira sites especializados em hospedagem, como o Airbnb, o Booking.com e o Trivago.
3. Faça um roteiro de viagem
De nada adianta viajar de férias e, ao chegar no local escolhido com a família, perder horas pensando em opções de turismo e restaurante para ir.
Dessa forma, para ter férias mais divertidas, o planejamento de um roteiro de viagem é fundamental.
Para escolher um destino que agrade toda a família, é importante que a decisão envolva as crianças também.
O ideal é que o lugar das férias tenha atrações para adultos e crianças, para que a família toda aproveite muito.
No cenário nacional, há complexos turísticos que atendem muito bem adultos e crianças, como pousadas em Goiás, os parques de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul e o Beto Carrero World em Santa Catarina.
Para destinos internacionais, as opções são infinitas para divertir a todos, incluindo destinos clássicos como a incrível Disney World, nos Estados Unidos, ou a Disney de Paris.
4. Tenha atenção à bagagem
É comum a gente adiar ao máximo a arrumação da mala de viagem, não é mesmo? Por isso, para não deixar nada de fora da suas malas e, principalmente, da dos pequenos, faça uma lista com itens obrigatórios e confira antes de sair de casa.
Se o destino for uma praia, por exemplo, é importante lembrar de levar as roupas de banho, toalhas e, principalmente, o protetor solar com um fator específico para a pele das crianças.
No caso de uma viagem para um local mais frio, é preciso levar peças adequadas para a temperatura e cobertores.
O meio de transporte também terá grande influência na bagagem: se for viajar de avião, consulte no site da companhia aérea quais itens são permitidos e proibidos na bagagem de mão e na despachada.
Vale ressaltar que os itens essenciais na bagagem infantil variam de acordo com a faixa etária do seu filho.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o que levar em uma mala de criança de diferentes idades.
5. Cuidados com a segurança e a saúde das crianças
Ao viajar de férias em família, é necessário tomar cuidado com a pele das crianças (protetor solar sempre) e a roupa adequada para o clima.
Além disso, com antecedência, agende uma consulta ao pediatra para verificar quais medicamentos devem ser levados e quais prevenções devem fazer parte da rotina fora de casa.
Uma farmacinha sempre cai bem para driblar resfriados, dores de cabeça, dores musculares e de estômago tanto nas crianças quanto para os adultos.
Também é válido consultar também o cartão de vacinas do seu filho, conferindo se todas estão em dia e se há alguma marcada para uma data próxima à da viagem.
Além disso, não podemos, é claro, deixar de falar que é obrigatório usar a cadeirinha nas viagens de carro.
Os bebês recém-nascidos devem usar um bebê-conforto, enquanto os mais velhos devem optar por uma cadeirinha ou assento de elevação.
Confira aqui 5 dicas para escolher a cadeirinha infantil ideal para o seu filho.
É importante ressaltar que a cadeirinha a ser usada deve ser nova. Quando o produto já foi adquirido e utilizado por outras pessoas, é impossível saber o histórico de uso do dispositivo, ou seja, não sabemos como ele foi manuseado e conservado.
Quando uma cadeirinha para auto passa por um acidente ou uma freada muito brusca, a estrutura plástica da cadeira pode ser comprometida devido ao esforço a que ela foi submetida. E este comprometimento não é visível a olho nu!
Ao comprar ou alugar uma cadeira para auto de segunda mão, você corre o risco de instalar seu filho em uma cadeira para auto não conforme, não homologada ou acidentada.
6. Faça uma revisão completa no carro
Antes de pegar a estrada com a família, é necessário fazer uma revisão completa no carro a ser usado.
Se a data da troca de óleo do seu carro estiver próxima, faça o procedimento antes de viajar. Aproveite para verificar os demais fluidos, como o da direção hidráulica e o dos freios.
E não se esqueça dos pneus! São eles que colocam toda a tecnologia do seu carro em contato com o asfalto.
Portanto, não vai adiantar nada você ter o veículo todo em dia se os pneus estiverem em más condições.
Por fim, chegando no destino, lembre-se de levar uma mochila ou bolsa tiracolo para o dia a dia, caso a viagem envolva passeios.
Você vai precisar carregar algumas coisas, com certeza, como casacos, roupa extra, lanchinhos, água, aquela banana que você pegou no café da manhã do hotel pra comer durante o dia!
Agora que você já sabe como organizar as férias em família, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!