Enfim, férias! Depois de um ano letivo de muito estudo e aprendizado, é hora de descansar com as férias escolares.
Para os pais que conseguem conciliar o período de férias com os pequenos, a época é excelente para viajar, sobretudo para destinos de praia para curtir o verão.
Por outro lado, para os pais que param apenas no recesso de Natal e Ano Novo, é necessário pensar sobre o que fazer com as crianças durante este longo período.
Pensando nisso, separamos uma lista com 7 alternativas prazerosas para que os pequenos curtam ao máximo as férias escolares. Confira!
1. Brincadeiras Educativas
Como nas férias o tempo é livre para fazer o que quiser, muitas crianças costumam abusar do celular e do tablet.
Nessa época, parece impossível desconectar as crianças da tecnologia e fazer com que elas aproveitem à moda antiga.
Por isso, é essencial que, à noite e nos fins de semana pelo menos, os pais proponham brincadeiras educativas.
Mostre para elas algumas brincadeiras novas, jogos de raciocínio e concentração, que são disputados em duplas, em grupos e com outras pessoas.
Também na à rua ou ao playground utilizar os brinquedos dos parquinhos. Quanto mais "suja" a criança chegar em casa para tomar um bom banho, maior é o sinal que ela se divertiu.
Em outro artigo aqui do blog, elencamos 7 dicas para desconectar as crianças da tecnologia e curtir as férias. Confira e aproveite!
2. Esportes
Nas férias escolares, em especial, os pequenos estão com a energia lá em cima.
Por isso, acompanhar o pique de energia dos pequenos é uma das metas mais difíceis de alcançar.
Por isso, além de sempre ser uma prática saudável, as atividades físicas são perfeitas para "cansar" e, assim, acalmar o ímpeto da garotada.
Assim sendo, leve-as para andar de bicicleta, patins e skate. Também vá à piscina para nadar, ou bata aquela bolinha na praia ou no clube, em um final de tarde, por exemplo.
3. Envolver o pequeno na rotina da casa
Não, não estamos dizendo para você fazer do seu filho o responsável pelas tarefas pesadas de casa.
O que queremos dizer é que envolvê-los na rotina da casa é uma alternativa para gerar senso de responsabilidade e também muita diversão!
Uma opção, é por exemplo, ajudar a escolher frutas e legumes no mercado, dar comida pro cachorro e outras tarefas divertidas.
Caso o seu pequeno seja resistente, explique que fazer outras coisas divertidas é apenas outras formas de aproveitar o descanso. O diálogo é sempre a melhor solução.
4. Atividades culturais
Nos finais do dia, que tal fazer aquela pipoquinha e promover uma sessão de filmes ou séries de TV, com toda a família?
Nos fins de semana, vale a pena reunir a família e ir ao cinema, especialmente porque essa época é recheada de estreias de animações para a garotada.
Outra boa ação é estimular a ler bons livros, desenhar ou, até mesmo, contar fábulas e histórias para as crianças desenvolverem a criatividade.
Os shoppings também são uma boa forma de se divertir, pois lá é possível fazer um bom lanche, brincar em jogos de fliperama e fazer algumas comprinhas.
5. Noite do pijama com os amigos
Com o passar das semanas, os pequenos vão ficando com saudade dos coleguinhas do colégio. Por que não, então, convidá-los para uma noite do pijama?
Nesta pode-se realizar um desfile de pijamas, concurso de piadas e da brincadeira “o que é, o que é”, além de arrebentar uma baciada de pipocas para assistirem um bom filme.
Manter contato com os colegas de escola é sempre uma forma agradável de divertir as crianças nas férias.
Estes podem se distrair pra valer passando um dia na casa do outro e vice-versa.
Combinar passeios também será uma forma atrativa de mantê-los unidos durante o período das aulas, pois as amizades tornam-se mais solidificadas.
6. Casa dos avós
Muitas vezes, a solução para ocupar os pequenos estudantes durante o verão é uma combinação de ajustes nas escalas de férias dos pais e ajuda de parentes próximos.
Combinar com os avós tardes com cafés deliciosos e boa conversa é uma ótima alternativa para divertir as crianças durante as férias escolares.
Além disso, esses momentos são muito importantes para estreitar a relação entre crianças e avós, que são como segundos pais.
Se você quer saber mais sobre a importância dos avós na vida dos pequenos, leia este outro artigo sobre o assunto.
7. Colônia de férias
Um espaço educativo e muito divertido, as colônias de férias são ótimas opções para que as crianças aproveitem com segurança e seus pais trabalhem tranquilos.
Uma colônia de férias consiste em atividades programadas, recreativas e esportivas, organizadas por profissionais de recreação qualificados, a serem realizadas no período de férias, por crianças e adolescentes.
Normalmente as colônias de férias ocorrem em clubes, condomínios, parques, escolas e academias.
Atividades coletivas como uma colônia de férias incentivam a socialização, desenvolvem a confiança e estimulam a independência dos pequenos.
Aqui no blog você também confere um artigo sobre como escolher a colônia de férias perfeita para o seu filho.
Viu como dá para os pequenos aproveitarem ao máximo as férias escolares mesmo sem que os pais estejam o tempo todo junto?
Agora é só colocar tudo em prática para ter muita alegria e diversão!
Agora que você já sabe o que fazer com as crianças durante as férias escolares, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!