Mês de junho é sinônimo de muita diversão para a criançada, afinal, essa é a época das quermesses e da festa junina infantil na escola.
Uma boa festa junina infantil não dispensa bandeirinhas, música, dança, comidinhas e bebidinhas típicas e muitas brincadeiras.
Dessa forma, para entreter os pequenos, o que não falta são atividades nas festinhas. São opções para todos os gostos, que farão até os adultos “entrarem na dança”.
Se você está promovendo um “arraiá” em casa ou está preparando o seu filho para a festa junina infantil da rua ou do colégio, separamos 7 dicas de brincadeiras para que ele e você possam aproveitar muito. Confira!
1. Pescaria
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de festa junina infantil. Ela é simples e bem divertida.
Para fazer em casa, basta recortar moldes de peixinhos em papel grosso (tipo papelão) e escrever números em cada um deles.
A partir daí, devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Deixe a argola para fora - o número deve ficar encoberto pela areia.
Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou o maior número de pontos.
Em quermesses é também comum dar prêmios e prendas aos participantes que pescam os peixes.
A pescaria é, com toda certeza, uma das brincadeiras que não irá faltar em qualquer festa junina infantil e é muito fácil de participar junto do pequeno!
2. Cadeia do xerife
Essa atividade anima qualquer festa junina infantil. Faça uma espécie de cadeia – pode ser com cadeiras mesmo – em um círculo no meio da festa.
Primeiro, uma pessoa deve tomar conta do local e escolher qualquer convidado para ser preso.
O “preso”, então, só poderá ser solto ao mostrar uma habilidade que deixará todos impressionados (cantar, dançar, contar piada) ou quando fizer um desafio proposto por quem o escolheu.
Assim que cumprir as exigências, pode selecionar outro indivíduo para passar pela mesma situação divertida.
3. Rabo no burro
Colocar o rabo no burro é uma brincadeira muito comum e divertida na festa junina infantil.
Desenhe um burro sem rabo em uma placa de papelão ou EVA e pendure na parede. Depois, faça o rabo separadamente e coloque adesivo dupla-face na ponta.
Posicione esse painel em algum local na festa. O participante, com os olhos vendados, deverá encaixar o rabo no burro. A partir daí, ela tem um tempo para colocá-lo.
Uma dica para tornar a brincadeira mais divertida é rodopiar o participante vendado para que ele perca o ponto de referência.
Entre os participantes, quem conseguir colar mais perto do local, ganha uma prenda. Essa brincadeira é bem bacana e todos podem participar!
4. Boca do palhaço
A brincadeira da boca do palhaço é uma das mais tradicionais da festa junina infantil e podem participar crianças e adultos de qualquer idade.
Para a brincadeira, geralmente é feito um painel com rosto de palhaço, tendo um buraco na boca do personagem.
O desafio da brincadeira é que cada criança ou pessoa tente acertar as bolinhas dentro da boca do palhaço, a uma distância o suficiente que não seja tão fácil de acertar o alvo.
É bom fazer uma marcação para a distância do arremesso. Cada pessoa terá entre três a cinco chances para jogar. Vence quem acertar mais bolinhas dentro da boca do palhaço.
Ah, as bolinhas podem ser feitas de meia e, o painel do palhaço, com caixas grandes de papelão e o rosto, com folhas coloridas de EVA e cartolina.
5. Corrida do saco
Também muito recorrente na festa junina infantil, essa brincadeira corresponde a uma corrida feita dentro dos sacos, o que torna a brincadeira mais desafiadora!
Junte um número determinado de sacos e distribua entre os participantes. Escolha aqueles de estopa que não escorregam e são mais fáceis de segurar.
Planeje uma linha de chegada para que as crianças possam segui-la. Os participantes tem que correr ou melhor, ir pulando até a linha de chegada dentro do saco.
Ganha a brincadeira quem conseguir chegar primeiro ao final da corrida. A corrida pode ser feita com duas crianças dentro do saco, pois a prova fica mais difícil e mais empolgante.
Para não cansar, escolha um caminho que não seja tão longo. Lembre-se que o objetivo é ser legal e engraçado!
6. Derruba Latas
O derruba latas é uma brincadeira em que o objetivo das crianças é derrubar o maior número possível de latas empilhadas, usando uma bola de meia.
Para montar a brincadeira, empilhe latas de refrigerante vazias em formato de pirâmide sobre uma mesa.
Depois, determine uma distância de arremesso e separe as bolinhas para o uso.
Uma dica é colocar um pouco de areia dentro das latas, para que elas não fiquem tão leves e a brincadeira, fácil demais.
Quanto ao prêmio, você pode separar as prendas pelo números de latas derrubadas. Quem derrubar tudo em um único lance, ganha o melhor prêmio!
7. Bingo de festa junina infantil
Festa junina infantil sem bingo não é um arraiá tradicional, não é mesmo? Essa atividade desperta a atenção de adultos e crianças e é muito fácil de fazer.
Você pode comprar as cartelas e o globo para jogar em qualquer loja temática e de adereços gerais.
Para as pessoas marcarem os números no cartão, deve ocorrer o sorteio de bolas numeradas, que são serão sorteadas uma a uma, tiradas de dentro do globo.
É importante para quem vai anunciar ou cantar as bolas, certificar que todas as tradicionais 90 bolas estejam dentro do globo.
Faça uma programação para saber qual hora ”correrá” tal prêmio e quais são as regras para ganhá-lo (quina, quadra, cartela cheia).
Nesse caso, na festa junina infantil, para atrair as crianças, o prêmio precisa ser de valor para elas - como uma boneca ou jogo que eles tanto desejam!
A festa junina infantil reúne atrações capazes de promover a integração e a alegria de pais e filhos.
Aproveite ao máximo este mês de junho com as atividades - essa é, ainda, uma forma de mostrar a diversão aos pequenos fora da TV e da internet.
Agora que você já sabe como se divertir com seu pequeno na festa junina infantil, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!