O inverno é a época de maior transmissão do vírus da gripe e, com a chegada da estação, é preciso reforçar alguns cuidados de higiene para afastar a doença.
Quando o assunto é a saúde dos pequenos, todo cuidado é pouco! Desde o recém-nascido até as crianças mais velhas, é preciso que os papais e mamães fiquem sempre atentos aos possíveis sinais da gripe.
Pensando em todos esses fatores, separamos este artigo com as principais informações sobre a gripe em crianças: sintomas, tratamento e prevenção. Acompanhe a leitura!
Os principais sintomas da gripe em crianças
Como o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento, elas fazem parte do grupo mais afetado pela gripe.
O vírus Influenza, responsável pela doença, costuma ter mais destaque durante os períodos mais frios do ano, como o intervalo entre os meses de junho e setembro. O tempo seco e as constantes oscilações de temperatura transformam a época em um ambiente perfeito para a proliferação do vírus.
No geral, a doença atinge principalmente o sistema respiratório, mas pode também afetar o corpo inteiro.
Os casos menos graves são conhecidos como resfriados, que é uma doença causada pelo adenovírus.
O vírus, então, é transmitido por gotículas de saliva na tosse ou no espirro de uma pessoa que está infectada. No início, os sintomas mais comuns são garganta irritada, tosse seca, congestão nasal e dor de cabeça.
Conforme a tosse se intensifica, podem começar a expectoração e outros sintomas, como febre alta com calafrios e muita dor no corpo. Ao contrário da gripe, o resfriado não causa febre ou indisposição generalizada.
Como tratar a gripe em crianças?
Após a identificação da gripe no seu filho(a), o ideal é que você já inicie o tratamento.
O primeiro passo é colocar a criança em repouso e evitar qualquer tipo de esforço físico. Além disso, é fundamental que aconteça uma boa hidratação, com muita água, sucos naturais e água de côco, por exemplo.
Outro ponto essencial para tratar a gripe em crianças é evitar que ela entre em contato com outras crianças durante o período que estiver doente. Afinal, a transmissão do vírus Influenza pode ser fácil e rápida.
Caso os sintomas se intensifiquem, é indicado procurar ajuda de um profissional pediatra. O médico, então, poderá avaliar o pequeno e indicar medicamentos específicos de acordo com a necessidade.
Leia também: Tipos de choro do bebê: saiba como identificar cada um deles
Prevenção da gripe
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que em todos os anos 20% a 30% das crianças são infectadas pelo vírus Influenza. Dessa forma, a prevenção é essencial para evitar que o seu filho(a) se contamine com a doença.
No geral, existem algumas medidas necessárias para cuidar da saúde das crianças no inverno.
Uma boa alimentação é a principal aliada para a prevenção da doença ou até mesmo para diminuir os sintomas da criança gripada. Os melhores alimentos são chás, sopas, frutas e legumes crus ou cozidos.
Confira algumas dicas para evitar o contágio da gripe:
- Lave sempre as mãos;
- Mantenha o ambiente ventilado;
- Não compartilhe objetos pessoais, como copos e talheres;
- Tente tapar a boca no seu ombro ao tossir ou espirrar;
- Evite aglomerações em épocas de muito frio e oscilações de temperatura.
Além disso, uma excelente forma de prevenir a gripe em crianças é através da vacinação contra a Influenza. A vacinação, inclusive, pode ser oferecida gratuitamente na rede pública para os pequenos de 1 a 6 anos.
Como o vírus passa por modificações constantemente, o ideal é que a vacinação seja reforçada anualmente.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com outros papais e mamães!