Um dos principais desafios dos pais dentro do carro é garantir a plena segurança das crianças. Muitas vezes, a cadeirinha nova está comprada, mas o pequeno não para nela! “Meu filho caindo da cadeirinha! O que eu vou fazer agora?”, esse é um problema recorrente.
Em alguns momentos, o motivo da criança não parar quieta na cadeirinha é a própria negação da criança.
Mas, nem sempre a razão para o seu filho ficar instável é birra, mas a pouca adaptação da cadeirinha à estatura da criança.
Levando em conta tanto as manhas quanto as cadeirinhas, separamos algumas dicas do que fazer quando seu filho fica saindo da cadeirinha. Confira!
1. Avalie se a cadeirinha é adequada à estatura do seu filho
Um dos principais fatores para o seu filho ficar saindo da cadeirinha é o uso de uma cadeirinha inadequada à estatura da criança.
Ao comprar uma cadeirinha, é necessário levar em conta o grupo de massa da criança, que informa a cadeira ideal de acordo com a altura, idade e peso.
Entenda a divisão dos grupos de massa:
• Grupo de massa 0 - do nascimento até 10 kg | meninos: até 13 meses ou 0,77 m e meninas: até 17 meses ou 0,79 m
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Dessa forma, antes de comprar uma cadeirinha, avalie quais grupos de massa ela atende e se este grupo corresponde à altura, idade e peso do seu filho.
Na Team Tex
O bebê-conforto Beone e Ange, por exemplo, atendem o grupo 0+, para crianças desde o nascimento até 13 kg.
Ange Accès Rouge | Beone Luxe Noir
Já a cadeirinha Revo mescla os grupos 0+/1, atendendo crianças desde o nascimento até 18 kg.
Revo Denim Mickey Mouse | Revo Groiselle
Jás as cadeiras Trio, Cosmo, Primo e Eris reúnem os grupos 0/1/2, servindo para crianças desde o nascimento até 25 kg.
Trio Accès Foncé | Cosmo Accès Rouge
Primo Minnie Mouse | Eris Denim Minnie Mouse
Por fim, os assentos de elevação Kalle, Beline e I-Max são as cadeirinhas ideais para crianças mais velhas, pois englobam os grupos 1/2/3, que atendem de 9 kg até 36 kg.
Kalle Accès Rouge | Beline Luxe Framboise
2. Verifique se há algum acessório que está gerando incômodo
Quando o seu filho fica saindo da cadeirinha, o motivo pode ser algum incômodo que ele não está conseguindo expressar.
Por isso, verifique o que pode estar gerando a negação em ficar na cadeirinha. Casacos muito grossos, por exemplo, podem inflar a criança e gerar incômodo no cinto de segurança.
Além disso, casacos muito inflados são perigosos, pois em caso de colisão, o ar pode soprar para fora do revestimento, deixando os cintos muito soltos.
Além disso, no verão roupas com tecidos pesados e sintéticos podem gerar calor e transpiração, fazendo com que seu filho se recuse a ficar na cadeirinha.
Para evitar este problema, prefira roupas feitas com tecidos mais frescos, como algodão e linho.
3. Converse com ele e prometa pausas para descanso
É mais ou menos por volta dos dois ou três anos de idade que as crianças entram na fase do “não”. Nessa época, elas têm a tendência a negar toda e qualquer orientação dos pais.
Se você perceber que o seu filho fica saindo da cadeirinha por birra, a melhor opção é conversar com ele e fazê-lo entender a importância de ficar na cadeirinha.
Para ficar mais fácil, negocie: prometa paradas durante a viagem para fazer lanchinhos e esticar as pernas um pouquinho.
Outra estratégia que funciona muito bem é “sem cadeirinha, nenhum carro começa a andar”. Principalmente quando a criança está animada para a viagem, essa ação irá funcionar.
Ou seja, seu filho rapidamente irá se acomodar na cadeirinha para que a viagem possa acontecer o quanto antes!
Vale ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro, transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47.
A medida administrativa, neste caso, é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Agora que você já sabe o que fazer quando seu filho fica saindo da cadeirinha, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!