Sem dúvida, o uso da cadeirinha para auto no transporte de crianças protege a vida e a integridade dos pequenos em caso de acidentes. Nesse sentido, a falta do dispositivo de retenção é considerada uma infração gravíssima, com multa por transportar criança sem cadeirinha. Acompanhe agora mesmo no artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
A importância da cadeira para auto
Como sabemos, a Lei da Cadeirinha determina que crianças, desde o nascimento até os 10 anos, devem ser transportadas, obrigatoriamente, no banco traseiro do veículo e com dispositivo de retenção ou cinto de segurança do próprio carro, dependendo da idade. Confira a divisão apresentada abaixo:
- 0 a 1 ano: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “bebê conforto ou conversível”;
- 1 a 4 anos: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “cadeirinha”;
- 4 a 7 anos e meio: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “assento de elevação”;
- 7 anos e meio a 10 anos: devem utilizar, obrigatoriamente, o cinto de segurança do veículo e serem transportadas no banco traseiro do carro.
Afinal, a cadeirinha para auto é a única forma segura de transportar os pequenos dentro de um veículo.
Além disso, segundo o IBGE, os bancos dos carros e os cintos são projetados para pessoas com mais de 1,45m – altura atingida por crianças por volta dos 11 anos.
Ao utilizar o equipamento certificado para o peso, altura e idade do seu filho, é possível protegê-lo em situações de acidente de trânsito, reduzindo em até 71% o risco de morte quando em colisão.
Dessa forma, contar com uma medida dentro do Código de Trânsito Brasileiro que diz respeito ao assunto é muito importante
Leia mais em: Por que é tão importante usar a cadeirinha para automóvel?
Multa por transportar criança sem cadeirinha
Com a aprovação do Projeto de Lei 3267/19, em junho de 2020, a Câmara dos Deputados manteve a multa por transportar criança sem cadeirinha em veículos - na ausência do uso de bebê conforto, cadeira para auto ou assento de elevação.
Ou seja, o motorista que descumprir o regulamento para a condução desses pequenos tem como penalidade multa de R$ 293,47 e atribuição de 7 pontos à CNH.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de crianças vítimas de acidentes vem reduzindo gradativamente desde 2008, com a implementação da lei da cadeirinha.
Aliás, sem ações preventivas, os riscos de acidentes tendem a aumentar bastante, deixando os pequenos bem mais vulneráveis.
Com toda a certeza, todo o cuidado é pouco!
Veja também: Como acostumar o bebê na cadeirinha do carro?
Agora que você já está por dentro sobre a multa por transportar criança sem cadeirinha, que tal oferecer este artigo para outras mamães e papais também? Compartilhe em suas redes sociais!