Novembro chegou e você está vendo tudo azul por aí? Trata-se do Novembro Azul, a campanha de conscientização e combate a uma grave doença masculina: o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.
Além disso, a organização aponta que sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões brasileiras.
Como este é um mal recorrente entre os homens, é importante que você, papai, sobretudo maior de 40 anos, fique atento ao diagnóstico precoce. Continue a leitura e entenda como se cuidar neste novembro azul!
O que é a próstata?
Neste novembro azul, saiba que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.
Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
A próstata também produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
O que é o câncer de próstata, causa do novembro azul?
Durante a fase de crescimento da próstata e consequentemente de multiplicação celular, uma única célula cancerígena pode surgir, se proliferando e ocupando o espaço de células saudáveis.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:
• dor nos ossos;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Quanto aos fatores de risco, é importante saber neste novembro azul que, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
No entanto, homens a partir de 45 anos precisam ter atenção, sobretudo se estiverem dentro dos grupos com maior risco de contrair a doença:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• etnia: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença
Um dos motes do novembro azul é que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Por ser uma doença assintomática nas fases iniciais, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.
O médico será capaz de fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata.
Apesar de muitos homens se sentirem constrangidos antes do exame do toque retal, ele não é tão desconfortável como acham.
É importante lembrar que não dá para confiar somente no PSA para detectar o câncer.
É possível prevenir o câncer de próstata?
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, reduz o risco de câncer.
Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Como é o tratamento do câncer de próstata?
O tratamento do câncer de próstata vai depender do estágio em que a doença foi diagnosticada.
Se o diagnóstico foi precoce, uma cirurgia para remoção da próstata e a radioterapia são indicados.
Mas, quando a doença já está avançada, são indicados bloqueadores hormonais (que inibem o hormônio masculino, que é o alimento da próstata e do tumor) e quimioterápicos.
Manter uma rotina regrada de consultas ao urologista e ficar livre de preconceitos é a melhor maneira de evitar a doença e garantir uma vida feliz e saudável ao lado da sua família! Cuide-se, não só no novembro azul!
Agora que você já sabe como combater o câncer de próstata neste novembro azul, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!