Nem sempre é uma tarefa fácil identificar o motivo do choro de uma criança. Cada neném possui a sua própria personalidade e o choro, na maior parte dos casos, é a principal forma de comunicação.
Sabemos que esse trabalho pode ser um pouco difícil no começo para os papais e mamães e, pensando em ajudar nesse processo, elaboramos este artigo com os 8 principais motivos que deixam o bebê irritado. Continue lendo para saber mais!
Então, o que deixa um bebê irritado?
Choro, fome, sono… são diversas as opções que podem deixar um bebê muito irritado, mas nem sempre é fácil diferenciar de forma clara esses motivos. Conforme os pais vão convivendo com a criança, essa comunicação fica mais compreensível e os responsáveis conseguem ajudar o bebê com mais facilidade.
É interessante observar também que para cada situação, o neném possui um tipo de choro específico. A partir do momento em que a causa dessa reação é descoberta, é possível acalmar o bebê irritado.
Acompanhe, então, os 8 principais motivos que geram esse desconforto na criança:
1. Cólica
Definitivamente, a cólica é uma das razões mais recorrentes para um bebê chorar.
No geral, os recém nascidos costumam sofrer muito de dor de barriga entre os três primeiros meses de vida. Isso acontece porque o seu sistema digestivo ainda é pouco desenvolvido e está se acostumando a realizar as funções.
Mesmo sendo um problema comum e responsável por deixar os bebês irritados, existem algumas medidas que os papais e mamães ou responsáveis podem fazer para aliviar as dores, como massagear a barriguinha do pequeno, colocar compressas com água morna ou fazer um exercício leve com as pernas do bebê para liberar gases.
Caso o problema seja intenso, mesmo nos três primeiros meses, é indicado procurar ajuda do pediatra.
2. Fome
O choro de fome é facilmente reconhecido pelos papais e mamães. Quando é muito novinho, o bebê entende a fome quase como uma dor e o seu choro se transforma em um choro de sobrevivência — por isso, muitas vezes, o choro de fome é prolongado.
Para evitar deixar o seu bebê irritado, procure estabelecer uma rotina para as refeições da criança.
3. Fralda suja
A fralda suja pode deixar o bebê muito irritado. Isso acontece porque a pele do pequeno ainda é muito sensível e pode ficar irritada mais facilmente, o que gera o desconforto.
4. Sono
O choro do bebê com sono é constante, como se os pequenos resistissem ao máximo para descansar.
Uma das formas para ir atenuando a irritação e o choro constante é estabelecer uma rotina, que deverá ser colocada em prática aos poucos. Um banho morno também é uma excelente opção para acalmar o bebê nessas horas.
5. Roupas apertadas
As roupas muito apertadas são capazes de deixar o bebê muito irritado. Assim como as fraldas sujas, essas roupas podem machucar a pele sensível da criança, causando até assaduras e alergias.
Por isso, fique de olho na hora de escolher as roupinhas do pequeno, principalmente nos dias mais quentes.
6. Temperatura
Os recém-nascidos precisam de uma atenção extra em relação à temperatura do seu corpinho. Isso acontece porque depois que nasce, o corpo do pequeno demora um pouco para aprender a regular a temperatura e é normal que eles sintam mais frio durante os primeiros dias de vida.
Agasalhar demais ou de menos o bebê irá deixá-lo irritado. Por isso, esteja sempre de olho: se a criança estiver com as extremidades muito geladas ou batendo os dentes, são sinais de que está com frio. Por outro lado, se o pequeno estiver com o rostinho avermelhado ou suando muito, é provável que esteja com calor.
7. Muito barulho
Ambientes muito barulhentos podem deixar não só o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono do pequeno.
Dessa forma, durante os primeiros meses e anos de vida, evite levar a criança a lugares muito agitados, com luzes muito fortes e multidões.
8. Refluxo
Bebês que apresentam refluxo ficam muito incomodados e, consequentemente, irritados. O problema é bastante comum entre os pequenos, principalmente nos primeiros 6 meses de vida.
Leia mais: Refluxo em bebê: saiba como identificar e tratar o problema
Os cuidados com a criança, principalmente nos primeiros meses, são essenciais para que o pequeno cresça da forma mais saudável possível. Para isso, é preciso muita dedicação de toda família ao bebê. Separamos algumas dicas essenciais para essa trajetória e você pode conferir clicando aqui.
Agora que você já conheceu os principais motivos que deixam o bebê irritado, o que acha de compartilhar este artigo para alertar outros papais e mamães?