Para manter a segurança da criança no veículo, é recomendável que a cadeirinha para auto seja instalada de costas para o movimento pelo maior período possível, o ideal é pelo menos no mínimo até os 15 meses ou 10 kg.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões graves ou fatais num acidente se estiverem de costas para o movimento.
No entanto, se para alguns pais é fácil manter a criança na posição de costas para o movimento, para outros, essa pode ser uma tarefa muito complicada!
É normal que, quando vão ficando mais velhas, as crianças venham a ser recusar a ficar na posição de costas para o movimento.
Dessa forma, muitos pais ficam angustiados, pois precisam driblar a vontade dos pequenos para garantir a sua segurança.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para garantir que seu filho adapte-se à posição correta. Confira!
As razões da recusa de ficar de costas para o movimento
Ao longo do primeiro ano de vida, as crianças começam a se expressar e desejam ter autoafirmação, podendo demonstrar-se aborrecidas e resistentes ao encontrar oposição ao que desejam.
As crianças podem se recusar a ficar na posição de costas para o movimento por diversos motivos, como:
• Querem ver o pai ou a mãe dirigindo;
• Querem imitar o irmão ou irmã mais velhos, que se sentam de frente para o movimento;
• Sentem-se enjoadas na posição de costas para o movimento e vomitam;
• Estão mal instaladas na cadeira para auto de costas para o movimento;
• Elas têm a impressão de estarem sendo negligenciadas;
As crises das crianças são, de uma maneira geral, complicadas de administrar. Mas, quando essas situações se desenvolvem dentro do carro, a situação pode ser até mesmo perigosa!
Os pais não podem e nem devem deixar seus filhos chorando caso se recusem a ficar na posição de costas para o movimento!
Dessa forma, é preciso encontrar uma solução para que os trajetos de carro sejam os mais tranquilos possível.
Quais soluções oferecer para a recusa de ficar de costas para o movimento?
Dependendo da razão pela qual seu pequeno se recusa a ficar de costas para o movimento, a solução para o problema é diferente. Confira o que fazer em cada caso!
Enjoo
Se seu filho fica enjoado na posição de costas para o movimento, a motivação pode ser a cadeira para auto, que não está adaptada à sua estrutura física.
Neste caso, é recomendável experimentar usar outra cadeira para auto antes de passar a criança para a posição de frente para o movimento, especialmente se você quer mantê-la de costas para o movimento pelo maior tempo possível.
Informe-se com seus amigos ou família e peça outro modelo de cadeira para auto emprestada, para testá-la com seu filho.
No site da Team Tex Brasil, é possível consultar uma série de modelos de cadeira para auto, que mesclam diferentes grupos e pesos, a fim de garantir o maior conforto e melhor suporte para o seu filho!
Se, apesar dos seus esforços, ele continuar a ficar enjoado na posição de costas para o movimento, você pode colocá-lo de frente para o movimento, com uma cadeira para auto segura do grupo 1, desde de que ele já tenha mais de 9kg.
O pequeno deseja ver os pais
Se o problema for que seu filho se recusa a ficar de costas para o movimento porque ele quer viajar ou passear vendo os pais, a solução é instalar um espelho em frente a ele.
Ele certamente achará o reflexo engraçado e isso irá entretê-lo durante o passeio!
O pequeno quer viajar igual aos irmãos
Por outro lado, se seu filho não quer ficar de costas para o movimento porque quer viajar na mesma posição que o irmão ou irmã, sugerimos uma conversa para que ele entenda que existe uma idade certa para isso!
Seja diplomático e carinhoso, falando bem calmamente pois, apesar de sua pouca idade, as crianças entendem e são receptivas se não sentirem um teor de negativa no diálogo!
Qual é a cadeira ideal para usar de costas para o movimento?
Se você considerar que já é hora de mudar a posição de seu filho, para que ele fique de frente para o movimento, temos várias opções de cadeirinhas a partir dos 9 kg.
Lembramos que não é recomendável antecipar a passagem para a posição de frente para o movimento!
Dessa forma, um modelo campeão de vendas e de sucesso em manter as crianças de costas para o movimento é a cadeira para auto Beone, do grupo 0+.
Esse modelo é espaçoso e confortável, permitindo o posicionamento de costas para o movimento para crianças de até 13 kg.
Mesmo de costas para o movimento, fique de olho em outras questões de segurança!
Posicionar a cadeirinha de costas para o movimento não é a única medida de segurança que deve ser tomada. Mesmo nessa posição, é necessário ter atenção a outros aspectos.
No inverno, não recomendamos manter a criança vestida com casacos pesados ao prendê-la na cadeira para auto, pois a roupa pode afetar o fechamento ideal das correias que, ao ficarem menos tensas, protegem menos a criança em caso de colisão.
O mesmo conselho vale para a capa das cadeiras para auto. Se for espessa demais, para oferecer mais conforto, reduzirá a segurança da criança no veículo.
Isso porque, em caso de acidente, com a pressão do impacto, a espuma da capa poderá se comprimir e, obrigatoriamente, deixar as correias mais soltas.
Todas as cadeiras para auto da Team Tex têm uma espessura de espuma correta para proporcionar o máximo de conforto e segurança às crianças no carro!
O uso de cadeirinhas para auto é indispensável para a segurança do seu filho. Nos primeiros meses de vida, utilizá-la de costas para o movimento é vital.
Escolha um modelo homologado e adaptado à morfologia da criança, para facilitar a satisfação da criança nessa posição.
Agora que você já entende o que fazer quando seu filho se recusa a viajar de costas para o movimento, que tal oferecer as dicas a outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!