Instalar a cadeirinha é indispensável para a segurança das crianças durante os passeios e viagens. Seu uso é obrigatório, como determinado pelo Contran, que exige o uso de dispositivo de retenção até, pelo menos, os 7 anos e meio de idade.
No entanto, não é incomum que muitos pais e responsáveis acabem dispensando o uso em alguns casos.
Por exemplo, em uma simples ida ao mercado, é necessário mesmo usar a cadeirinha? Quando a vovó toma conta do netinho, ela deve ter uma cadeirinha mesmo em seu carro?
A resposta é sim! Segundo dados da ONG Criança Segura, acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil.
Todos os anos, cerca de 3,7 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 113 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país.
Assim sendo, todo cuidado é pouco quando se trata das crianças no trânsito. Assim sendo, vamos explicar por que todos os carros devem estar equipados com cadeirinha e opções com ótimo custo-benefício para garantir isso. Continue a leitura!
A criança nem sempre irá usar apenas o carro dos pais
Nós sabemos que, com a vida moderna, tanto o papai quanto a mamãe trabalham e, muitas vezes, a criança fica sob os cuidados de familiares, como tios ou avós.
Assim sendo, em muitas ocasiões cabe a eles a missão de garantir o deslocamento do pequeno para diversas locais, como escola, curso de inglês, natação e mais.
Dessa forma, é vital que a cadeirinha seja utilizada, independentemente do familiar de quem seja o carrro.
É claro que o carro principal, dos pais, será o mais usado, logo, a preocupação é maior em mantê-lo equipado com uma cadeirinha de alta qualidade.
No entanto, os pais também devem providenciar uma cadeirinha para o segundo carro da família e/ou para que seja usada nos carros de quem, eventualmente, cuida da criança.
Para o segundo carro, você pode instalar a cadeirinha com melhor custo-benefício
Mesmo que a criança precise utilizar diferentes carros durante o seu dia a dia, não quer dizer que todos eles devem, obrigatoriamente, estarem equipados com cadeirinhas caríssimas.
Há sempre opções com bom custo-benefício, capazes de atender diferentes grupos de massa, oferecendo segurança e conforto por preços acessíveis!
Para os grupos 0/1/2, que atende crianças desde o nascimento até 25 kg, uma boa alternativa aqui na Team Tex é a cadeirinha Trio.
Trio SP Mickey Mouse Vite | Trio SP Minnie Mouse Paris
Nós a classificamos como ideal para o segundo carro da família ou mesmo para quem não pode ou não deseja investir muito em uma cadeirinha. Entre seus benefícios, estão:
• 4 posições de ajuste de altura do cinto de segurança;
• Ajustador do cinto de segurança no ombro;
• Cinto de segurança de 5 pontos;
• 1 posição de costas para o movimento (do nascimento até 1 0kg);
• 1 posição quando utilizada de frente para o movimento (a partir dos 9 kg);
• Almofada redutora de costas e assento;
• Conversível (de costas para o movimento até 10kg / de frente para o movimento a partir de 9 kg);
• Inclinação de 126° graus quando utilizada de costas para o movimento (medida em uma superfície plana);
Já para as crianças maiores, a cadeirinha Beline é a opção mais interessante! Ela é indicada para os grupos 1/2/3, ou seja, para crianças de 9 kg até 36 kg.
Beline Luxe Noir | Beline Luxe Framboise
A cadeirinha Beline conta com:
• Encosto de cabeça ajustável que acompanhará o desenvolvimento de seu filho(a);
• 3 posições de ajuste de altura do cinto de segurança;
• Ajustador do cinto de segurança no ombro;
• Cinto de segurança de 5 pontos;
• Espuma auto extinguível (não propaga o fogo);
Assim sendo, fica fácil garantir que todos os carros usados pela criança sejam adequados para protegê-la, não é mesmo?
Distância não importa
A partir do momento em que uma criança tem contato com o carro, ela precisa estar segura e confortável em uma cadeirinha para auto.
Desde a saída da maternidade, o carro da família precisa estar equipado com uma cadeirinha, neste caso, um bebê conforto.
Os trajetos, mesmo que curtos, como uma ida à escola ou ao médico, merecem tanta atenção quando uma longa viagem.
Isso porque qualquer carro está sujeito a acidentes, imprevistos, bem como as imprudências vindas de outros motoristas. Logo, não vale a pena arriscar!
Além do uso da cadeirinha, é necessário ter prudência no trânsito. O motorista, como o adulto responsável, precisa estar atento ao uso do cinto de segurança, assim como outras condutas que poderão ser prejudiciais a toda criança.
Além disso, ao conduzir a criança pelas vias públicas, é preciso que o adulto obedeça a sinalização de trânsito, para que a criança entenda a importância de estar sempre atento.
Oriente a criança para tomar cuidado como pedestre
Os perigos no trânsito não se limitam aos passeios de carro. Os pais devem sempre educar as crianças sobre os cuidados que devem ter também como pedestre.
Para isso, dê o exemplo e exerça o comportamento seguro como pedestre:
• atravesse as ruas olhando para ambos os lados;
• respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres;
• antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram.
Além disso, não permita que uma criança menor de 10 anos ande sozinha pela rua. A supervisão de um adulto é vital até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento do trânsito.
Segure sempre a mão de seu filho, firme, pelo pulso, enquanto estiverem caminhando na rua.
Por fim, lembre-se sempre de que a cadeirinha não é um gasto, é um investimento para garantir passeios mais seguros e felizes!
Agora que você já sabe por que deve instalar a cadeirinha em todos os carros, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!