Viajar de ônibus com a criançada pode ser uma experiência em família muito divertida. Mas uma das dúvidas de muitas mamães e papais em relação aos passeios com os pequenos é se é possível utilizar a cadeirinha em ônibus de viagem. Acompanhe a leitura para saber outras informações sobre o assunto!
Cadeirinha em ônibus de viagem, pode?
De fato, a resposta para a pergunta é sim.
Antes de tudo, você precisa saber que não existe uma recomendação específica sobre o uso da cadeirinha em ônibus de viagem, como acontece no caso dos veículos particulares, em que o uso desses dispositivos é obrigatório.
Isso porque geralmente bebês e crianças com até seis anos de idade acabam viajando no colo dos responsáveis, não pagando pela passagem.
Todavia, para levar a cadeirinha de bebê em um ônibus é preciso comprar uma passagem para o pequeno, que vai viajar em um assento individual.
Vale lembrar que, antes da viagem, é necessário entrar em contato com a empresa de ônibus para confirmar sobre o tamanho da poltrona, a fim de acomodar a cadeirinha da melhor forma e garantir total conforto e segurança à criança.
Ademais, os ônibus executivos costumam ser as melhores opções para o uso da cadeirinha, já que os assentos são mais largos e facilitam o encaixe do dispositivo de retenção.
Leia também: Cadeirinha em transporte escolar: seu uso é obrigatório?
Dicas para viajar de ônibus com as crianças
Confira 5 dicas que separamos para suas viagens de ônibus com as crianças.
1. Organize todos os documentos necessários
Para menores de 12 anos, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou Passaporte no momento do embarque.
Aliás, é importante saber que a criança deve estar sempre acompanhada pelos pais ou por um responsável com autorização dos pais.
No Juizado de Menores, é possível obter o documento de autorização de responsáveis.
2. Prepare os itens essenciais da viagem
Aqui, vale calcular a quantidade de fraldas que serão usadas no trajeto, além de outros itens que o seu filho vai precisar na viagem, como mamadeira ou papinha, roupas e acessórios básicos de higiene pessoal.
É legal incluir uma manta para aquecer o pequeno caso o ar-condicionado esteja muito forte.
E, claro, consulte um pediatra antes do passeio para verificar se algum medicamento deve ser levado na mala também.
3. Lembre-se dos itens de segurança
A fim de garantir total conforto e segurança aos pequenos, muitas mamães e papais preferem acomodar as crianças na cadeirinha em ônibus de viagem.
Para os responsáveis que decidem levar os filhos no colo, é recomendado que apenas o adulto utilize o cinto de segurança enquanto a criança estiver no colo.
Dessa forma, em caso de freadas mais bruscas, o peso dos responsáveis não machuca o pequeno.
Outro ponto importante é: jamais deixe o seu filho sozinho com estranhos dentro do ônibus, mesmo que a criança esteja dormindo.
4. Aposte no entretenimento
Manter os pequenos distraídos durante algumas horas de viagem não costuma ser uma tarefa tão simples assim, não é mesmo?
Então, conte com a ajuda de brinquedos de acordo com a faixa etária do seu filho.
Para crianças menores, é bacana levar os seus brinquedos favoritos, contar histórias no caminho e cantarolar músicas de ninar.
Já para as crianças um pouco mais velhas, investir em entretenimento com jogos e desenhos no celular ou tablet é uma boa alternativa.
Veja mais em: 6 ideias para entreter as crianças nas viagens
5. Confira sua mala e aproveite a viagem
Por fim, faça um checklist com todos os itens que não podem faltar na mala.
No mais, aproveite a oportunidade para ficar pertinho do seu pequeno durante a viagem de ônibus.
Afinal, momentos assim são muito especiais e ficam marcados na memória da família para sempre.
Gostou das dicas? Agora que você já está por dentro sobre o uso da cadeirinha em ônibus de viagem, que tal dividir este artigo com outros pais também? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!