Com a intenção de proporcionar mais conforto e segurança aos pequenos, muitos pais buscam incessantemente pela melhor cadeira para auto.
Afinal, este deve ser um investimento feito com ponderação, pois o dispositivo irá garantir o bem-estar do seu filho por muito tempo.
O que muitos pais não sabem é que, a cada fase da infância, há um modelo de cadeirinha para auto mais adequado para a estatura e peso da criança.
Portanto, se você busca a melhor cadeira para auto para o seu filho, este artigo é para você. Confira as dicas para escolher o melhor modelo em cada fase!
Quais modelos a Lei da Cadeirinha propõe?
A Lei da Cadeirinha estabelece que para transitar em veículos automotores, todas as crianças menores de 10 anos devem ser alocadas nos bancos traseiros usando cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente.
Isso quer dizer que tanto para o transporte tanto de bebês quanto de crianças, é necessário usar cadeirinhas especiais.
Para cada fase da infância, há uma cadeirinha ideal para transportar os pequenos com segurança. A Lei da Cadeirinha especifica isso:
Recém-nascidos: as crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado ‘bebê conforto ou conversível’.
Menores de 4 anos: as crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado ‘cadeirinha’.
Menores de sete anos e meio: as crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado ‘assento de elevação’.
Menores de 10 anos: as crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.
Os grupos de massa
Mas não é só as exigências da Lei da Cadeirinha que devem ser especificadas. Para escolher a melhor cadeira para auto para o seu filho, é necessário considerar os grupos de massa:
• Grupo de massa 0 - do nascimento até 10 kg | meninos: até 13 meses ou 0,77 m e meninas: até 17 meses ou 0,79 m
• Grupo de massa 0+ - do nascimento até 13 kg | meninos: até 28 meses ou 0,91 m e meninas: até 31 meses ou 0,91 m
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Recém-nascidos: a melhor opção é o bebê conforto
Em geral, os recém-nascidos e bebês mais novinhos se encaixam nos grupos de massa 0 ou 0+.
Dessa forma, para os pequeninos, os bebês conforto são os dispositivos mais adequados para o seu grupo de massa.
Em geral, o bebê conforto é extremamente confortável, macio e adaptado à morfologia dos bebês.
Além disso, aqui na Team Tex, por exemplo, o bebê conforto Beone pode também ser usados para transporte manual da criança ou como moisés.
Beone Minnie Mouse Lune | Beone Luxe Noir
As cadeirinhas híbridas
Há, ainda, as cadeirinhas que combinam diferentes grupos de massa, atendendo desde os bebezinhos até as crianças maiores.
Esse é o caso, por exemplo, das cadeirinhas Cosmo e Primo que são indicadas para os grupos 0/1/2.
Cosmo Accès Rouge | Primo Minnie Mouse Paris
Lembre-se que dependendo da anatomia de seu filho, ele poderá crescer rápido e o bebê conforto pode ficar apertado para seu filho e não deixá-lo confortável.
Então, não se surpreenda e analise a possibilidade de investir em modelos de cadeirinha que atendam a mais de um grupo.
Além disso, você estará economizando. Pois, se comprar primeiramente um bebê conforto, é provável que em poucos meses você tenha que trocá-lo por uma cadeirinha.
Este tipo de modelo que atende a mais de um grupo é mais vantajoso financeiramente; entretanto, eles não são tão confortáveis quanto um bebê conforto para os bebês novinhos.
O assento de elevação
O assento de elevação é, em geral, uma cadeirinha que atende bem crianças mais velhas e mais desenvolvidas em termos de peso e altura.
A Lei da Cadeirinha diz que a cadeirinha é obrigatória até os 7 anos e meio de idade.
Mas, antes de descartar o uso do assento de elevação para o seu filho de 8, 9 e 10 anos, considere a sua estatura.
Isso porque os cintos de segurança dos carros são projetados para proteger adequadamente pessoas que medem pelo menos 1,45 m de altura.
Ou seja, se seu filho tem 8, 9 ou 10 anos, mas ainda não possui essa altura, ele ainda precisa utilizar, justamente, um assento de elevação.
É o assento de elevação que irá garantir que seu filho fique com a altura ideal e que, assim, o cinto de segurança passe pelas partes corretas de seu corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro).
Aqui na Team Tex, nossos “assentos de elevação” também são um tipo de cadeirinha híbrida, pois atendem os grupos 1/2/3.
Neste caso, o cinto de segurança da própria cadeira deve ser utilizado apenas até a criança possuir 18 kg.
Obrigatoriamente a partir dos 18 kg ou alternativamente a partir dos 15 kg (dependendo da constituição física da criança), ela deve ser utilizada sem o seu cinto de segurança.
Neste caso a cadeira e a criança devem ser fixadas apenas com o cinto de segurança do próprio veículo, passando por quadril, centro do peito e meio do ombro.
O que considerar para escolher a melhor cadeira para auto?
Em resumo, para escolher a melhor cadeira para auto para o seu filho, você deve considerar as especificações da Lei da Cadeirinha, mas sobretudo um modelo que atenda o grupo de massa que ele se encontra.
O conforto também deve ser considerado! Colocar um recém-nascido em uma cadeirinha muito maior “só para durar mais” é arriscado. Verifique sempre se seu filho está satisfeito e seguro.
Agora que você já sabe como escolher a melhor cadeira para auto, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!