Depois de usar o bebê conforto e a cadeirinha, a crianças maiores precisam utilizar o assento de elevação para ficarem seguras nas viagens. Mas afinal, qual o melhor assento de elevação?
A Lei da Cadeirinha estabelece que para transitar em veículos automotores, todas as crianças menores de 10 anos devem ser alocadas nos bancos traseiros usando cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente.
Dentro da lei, as crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.
Assim sendo, se seu pequeno está nessa faixa etária ou possui menos 1,45 m, o assento é um item indispensável. Saiba neste artigo como escolher o melhor assento de elevação para os pequenos!
O assento de elevação garante a plena segurança das crianças
Você deve ter ficado em dúvida quando na introdução falamos sobre a altura, independente da idade. Vamos já te explicar!
É claro que a legislação diz que a cadeirinha é obrigatória até os 7 anos e meio de idade.
Mas, antes de descartar o uso do assento de elevação para o seu filho de 8, 9 e 10 anos, considere a sua estatura.
Isso porque os cintos de segurança dos carros são projetados para proteger adequadamente pessoas que medem pelo menos 1,45 m de altura.
Ou seja, se seu filho tem 8, 9 ou 10 anos, mas ainda não possui essa altura, ele ainda precisa utilizar, justamente, um assento de elevação.
É o assento de elevação que irá garantir que seu filho fique com a altura ideal e que, assim, o cinto de segurança passe pelas partes corretas de seu corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro).
O assento de elevação, em geral, atende os grupos 1/2/3
Muitos assentos de elevação, como os da Team Tex, são ideais para os grupos 1/2/3.
Dessa forma, eles são úteis para as seguintes idades, pesos e estaturas:
• Grupo de massa 1 - de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m
• Grupo de massa 2 - de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m
• Grupo de massa 3 - de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m
Ou seja, pode ser que até por volta de 10 ou 11 anos de idade, seu filho ou filha precise usar o assento de elevação!
O melhor assento de elevação para as crianças
Aqui na Team Tex nós contamos com um modelo muito confortável de assento de elevação: o Beline.
A cadeirinha Beline conta com um excelente custo-benefício, além de ser muito leve, confortável e de fácil instalação.
O seu encosto de cabeça é ajustável, acompanhando o desenvolvimento de seu filho e, assim, mantendo-o sempre bem protegido.
Além disso, há 3 posições de ajuste de altura do cinto de segurança, ajustador do cinto de segurança no ombros e cinto de segurança de 5 pontos.
A almofada redutora de costas e assento, ombreiras e protetor entre pernas conferem ainda mais conforto aos passeios e viagens.
Além disso, a Beline conta com estampas muito divertidas de personagens que encantam o imaginário das crianças, como Mickey, Minnie e os heróis da Marvel.
Beline Luxe Minnie Mouse | Beline Luxe Homem de Ferro
Posso usar o assento de elevação sem encosto de costas e cabeça?
A resposta é não! No caso do nosso assento de elevação, que é a cadeirinha Beline, ela garante a segurança da criança se utilizada conforme orientação no manual do proprietário, ou seja, juntamente com o encosto de costas e de cabeça.
Afinal de contas, a utilização sem estas partes elimina a proteção adicional para impactos na lateral do veículo.
Isso faz com que a cadeirinha Beline seja o melhor assento de elevação, porque, diferente dos boosters, que só são uma espécie de “banquinho” para deixar a criança mais alta, a nossa cadeirinha oferece conforto e segurança para o corpo todo da criança.
Agora que você já sabe qual o melhor assento de elevação, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!