Uma cadeirinha boa não é só aquela que embala a criança e tem um tecido durável. Antes de tudo, ela precisa ser altamente segura. Por isso é tamanha a importância do registro Inmetro e outras certificações de conformidade.
A segurança da criança no automóvel sempre foi a nossa principal preocupação aqui na Team Tex.
Afinal, o uso de uma cadeirinha homologada pode reduzir em até 60% a chance de morte de crianças em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dessa forma, para garantir que a cadeirinha é segura e a melhor opção para o seu filho, você deve sempre buscar marcas sérias e que apresentem, sobretudo, registro dos produtos no Inmetro e as demais certificações de segurança.
Neste artigo, vamos explicar melhor a importância do selo inmetro na cadeirinha para auto, bem como de outras medidas de segurança. Confira!
O registro Inmetro e a cadeirinha para auto
O Inmetro (Instituto Brasileiro de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão regulatório responsável por analisar e validar a conformidade e a comercialização de diversos produtos utilizados no mercado.
Assim sendo, o registro de objeto no Inmetro, feito pelas fábricas, é o ato pelo qual o Inmetro autoriza a comercialização de um produto ou serviço e a utilização do selo de identificação da conformidade.
Aqui na Team Tex, todas as cadeirinhas, de diferentes modelos e linhas, possuem o registro Inmetro.
Além de conferir o selo no ato da compra, você pode averiguar pelo nosso site, na página de cada cadeirinha.
Aqui nós também nos comprometemos e assumimos a responsabilidade pela funcionalidade de seu produto e componentes, oferecendo garantia de até seis meses, além dos 90 dias previstos em lei, contra qualquer vício/defeito de fabricação ou do material.
No entanto, a garantia perde a validade caso haja a remoção, alteração ou sinal de violação do selo de conformidade do Inmetro em cada cadeirinha.
Certificações e crash-tests
Para conquistar o selo Inmetro, bem como outras certificações, o trabalho é duro na hora de produzir a cadeirinha para auto.
Desde 2002, a matriz da Team Tex possui seu próprio laboratório interno para execução de ensaios dinâmicos, os chamados crash-tests.
A legislação européia exige um ensaio/simulação de acidente a cada 5.000 unidades produzidas.
Além disso, todas as cadeirinhas respeitam rigorosamente os últimos padrões de segurança sujeitos a estritos regulamentos mundiais - ECE R44/04 (Europa) e a NBR 14.400 (Brasil).
Bebês conforto certificados com 4 estrelas na ADAC
Tamanha preocupação com a segurança fizeram com que nossos bebês conforto fossem reconhecidos pela com 4 estrelas na certificação anual da ADAC.
A ADAC é a instituição alemã que avalia e propõe testes para garantir a máxima segurança e excelência dos dispositivos automotivos da Europa.
A certificação avaliou cerca de 31 cadeirinhas para auto infantis e os bebês conforto Ange e Beone foram eleitos um dos melhores do grupo 0 (+) - para crianças desde o nascimento até 13 kg.
Por que jamais comprar uma cadeirinha de segunda mão?
Tão importante quanto comprar uma cadeirinha homologada, com registro Inmetro, é garantir que seu filho é o primeiro a usá-la.
Visando economizar, muitos pais decidem adquirir artigos infantis de segunda mão, como a própria cadeirinha para auto.
É claro que muitas ofertas podem parecer convidativas e muitos produtos aparentam estar bem conservados ou semelhantes aos novos.
No entanto, quando se trata de itens com sistema de segurança, apenas a visão exterior não é suficiente para garantir a usabilidade.
Quando o produto já foi adquirido e utilizado por outras pessoas, é impossível saber o histórico de uso do dispositivo, ou seja, não sabemos como ele foi manuseado e conservado.
E se a cadeira tiver passado por um acidente ou quebrou-se e foi consertada?
Quando uma cadeirinha para auto passa por um acidente ou uma freada muito brusca, a estrutura plástica da cadeira pode ser comprometida devido ao esforço a que ela foi submetida. E este comprometimento não é visível a olho nu!
A cadeira para auto de segunda mão pode parecer estar em bom estado, limpa e talvez até seja de uma grande marca, mas é impossível testá-la para saber se ela está em condições de proteger o seu filho em caso de acidente.
Dessa forma, prefira sempre uma cadeirinha nova, testada e homologada para garantir a plena segurança do seu filho.
Agora que você já sabe tudo sobre o registro Inmetro e outras certificações para as cadeirinhas, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!