Todo pai e mãe responsável sabe que seu filho não pode simplesmente viajar sem uma cadeirinha para auto. Isso porque, desde 2010, a resolução 277 do Contran exige que crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Assim sendo, quando não usar mais a cadeirinha para carro?
A mesma lei reforça que, para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança.
Contudo, quando não usar mais a cadeirinha para carro é uma questão associada, sobretudo, à morfologia da criança. Entenda!
Afinal, quando não usar mais a cadeirinha para carro?
Segundo a Lei da Cadeirinha, crianças com idade superior a sete anos e meio de idade podem deixar de usar a cadeirinha para auto.
Mas, após essa idade, elas devem continuar sendo transportadas no banco traseiro, com cinto de segurança.
No entanto, não é apenas a idade que determinará quando não usar mais a cadeirinha para carro, mas sim a estatura da criança.
Isso porque os cintos de segurança dos carros são projetados para proteger adequadamente pessoas com mais de 1,45 m de altura.
A partir dessa altura, o cinto passa corretamente nas partes do corpo capazes de conter impactos e freadas bruscas.
Ou seja, se seu filho possui mais de sete anos e meio de idade, mas ainda não atingiu essa altura, ele ainda precisa utilizar um assento de elevação para que o cinto de segurança passe pelas partes corretas de seu corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro).
Meu filho já possui a altura ideal para abandonar a cadeirinha. E agora?
Seu filho já é grandinho e, agora, já pode viajar usando o cinto de segurança. No entanto, essa transição exige cuidados.
O cinto de segurança deve ser bem posicionado, para que não deslize pelas partes do corpo que garantem a segurança - quadril, centro do peito e meio do ombro.
Assim sendo, conheça alguns cuidados para fixar o cinto de segurança dos pequenos:
1. Boa postura
Para que a criança viaje protegida usando o cinto de segurança, as costas devem ser pressionadas contra o encosto, os ombros precisam ficar bem retos e as pernas permanecendo paralelas, ultrapassando o ângulo do assento.
2. Posicionamento correto do cinto
O cinto de segurança deve passar ao nível dos ombros, entre o peito e ao nível da pélvis. Ele nunca deve estar posicionado sob os braços ou nos joelhos.
Há muitas crianças que reclamam de incômodos ao usar o cinto de segurança de carro. Nesses casos, você deve conversar calmamente com seu filho e explicar a importância do dispositivo.
3. Tire as jaquetas e casacos
Para alocar o cinto de segurança corretamente, é melhor remover casacos e jaquetas dos pequenos, se possível.
A razão está na espessura do revestimento da roupa, que poderá compactar em caso de choques e dar mais movimento para o cinto de segurança, atrapalhando a aderência no corpo.
Em resumo, a resposta para quando não usar mais a cadeirinha para carro é por volta dos oito anos de idade, desde que a criança tenha mais de 1,45 m de altura.
Agora que você já sabe quando não usar mais a cadeirinha para carro, que tal oferecer essas dicas para outros pais? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!