Na hora de escolher um dispositivo de retenção infantil, os papais e mamães se preocupam e pesquisam a opção mais segura e confortável para o pequeno — e essa também é uma prioridade para a Team Tex!
Neste artigo, você vai entender como funciona o teste de colisão em cadeirinhas e a importância dessa verificação para a segurança dos modelos. Acompanhe!
Conheça os pontos do teste de colisão em cadeirinhas
Se tornou obrigatória em 2008 a venda dos dispositivos de retenção infantil com a certificação compulsória do Inmetro. Por isso, a partir de 2009, as marcas precisaram oferecer somente os modelos devidamente certificados.
O Instituto intensificou a fiscalização das cadeirinhas nas lojas e criou o Programa de Avaliação da Conformidade para dispositivo de retenção infantil com o objetivo de minimizar os riscos às crianças em casos de colisão.
Em um dos critérios normalmente avaliados nos testes em cadeirinhas para auto, estão os testes de colisão, também conhecido como ensaio de impacto ou testes de impacto.
Esses testes são considerados os mais críticos entre as verificações utilizadas. Isso acontece porque ele verifica a capacidade da cadeira reter a criança em caso de acidente ou freada violenta, evitando danos que podem ser fatais.
Para realizar esse teste, a cadeirinha é instalada em um veículo que simula a desaceleração brusca definida na norma. Depois, um boneco de testes com especificações de peso, altura, articulações e pontos frágeis semelhantes ao de uma criança é colocado no dispositivo e o ensaio é realizado e estudado pela equipe responsável.
A Team Tex possui um processo de qualidade que segue os padrões Europeus — isto é, a norma ECE R44/04. No modelo, os testes são realizados diariamente com as seguintes indicações:
Choques frontais e laterais
Para os choques frontais, é feita uma simulação de uma colisão mais grave do que a prevista na norma de homologação: o ensaio é feito a 65km/h, em vez de 50 km/h.
Para avaliar os choques laterais, por outro lado, a simulação é de aproximadamente 25 km/h na zona onde está instalado o sistema de retenção de crianças.
Critérios de utilização
Ao avaliar os choques, os responsáveis pela pesquisa analisam aspectos como o cinto de segurança e a estabilidade da cadeira quando instalada no banco do automóvel, o risco da utilização incorreta, a facilidade ou comodidade com que a cadeira pode ser instalada no carro ou até mesmo utilizada por crianças de diferentes estaturas.
Outras características mais simples e menos danosas também são avaliadas, como a visibilidade da criança e a facilidade de limpeza do dispositivo.
Outros testes também são realizados na norma, como um teste de embate traseiro a 30 km/h, testes do encaixe do fecho do arnês do sistema de retenção, uma análise do desenho da cadeira e um estudo do cinto ou arnês da cadeira.
Leia mais: ECE R44/04: conheça a norma de segurança europeia para cadeirinhas
Escolha a melhor opção para o seu pequeno!
Sabemos que os papais e mamães se preocupam com a segurança e o conforto do pequeno e estão constantemente pesquisando as melhores opções para o filho(a) — e com os dispositivos de retenção infantil isso não é diferente.
Na hora de escolher a melhor cadeirinha, tenha como prioridade a avaliação da certificação do modelo e também da empresa. Essas características são essenciais para passar a segurança que a compra exige.
Como já citamos neste artigo, a Team Tex segue as normas e padrões de segurança europeus e diariamente são realizados os testes de cadeirinha em nossos dispositivos. Aqui, o seu filho(a) é a nossa prioridade e cuidamos dele com muito amor!
Muito além de cadeiras para auto elegantes e com as estampas favoritas do seu pequeno, desenvolvemos modelos seguros e confortáveis, prontos para acompanhar a sua família durante os passeios de carro sem nenhuma preocupação.
Conheça todos os nossos modelos e compartilhe este artigo com outros papais e mamães!
