Mesmo estando na metade do verão, as temperaturas estão cada vez mais altas e só aumenta a vontade de passar fins de semana na praia. Mas, para viajar de carro nessa época, é necessário tomar algumas precauções.
Tão importante quanto escolher o lugar ideal para curtir a estação mais quente do ano, é fazer revisões no carro e identificar as necessidades dos passageiros antes da viagem.
Com medidas simples, é possível driblar o calor forte e garantir que toda a família esteja segura durante o trajeto.
Pensando em garantir o conforto da sua família, listamos 7 precauções que devem ser tomadas para viajar de carro no calor. Confira!
1. Não se esqueça da água!
Todo mundo entende que, para viver o verão sem prejudicar a saúde, é necessário se hidratar!
Portanto, ao viajar de carro durante o calor, mantenha água ao alcance de todos os passageiros!
Não se limite a uma única garrafa. O motorista e a família precisam estar preparados para eventuais engarrafamentos e ter abastecimento o suficiente para não passar sede.
Dependendo da duração da viagem, calcule no mínimo um litro de água por pessoa a cada 2 horas de viagem.
2. Verifique o ar-condicionado
Um dos recursos mais requisitados durante o verão é o ar-condicionado. Por isso, faça uma vistoria no dispositivo, antes de iniciar a viagem, para não ter surpresas desagradáveis durante o trajeto.
No entanto, por mais que o ar-condicionado proporcione um alívio ao calor, não abuse! As variações bruscas de temperatura podem gerar resfriados e outras doenças.
Para diminuir os efeitos de um choque térmico, desligue o ar-condicionado antes de sair do veículo e abra as janelas aos poucos.
3. Proteja seu carro contra o sol
O banco traseiro sofre com maior incidência solar e é neste espaço que as crianças devem viajar!
Para evitar que os pequenos fiquem superaquecidos ou que o veículo, em geral, mantenha uma temperatura alta demais, instale um para-sol ou filme solar nos vidros traseiros.
Ao estacionar seu veículo, também busque colocar um para-sol sobre o para-brisa, para não encontrar o volante superaquecido na hora de partir.
Pode parecer incomum, mas mesmo dentro do carro, todos devem utilizar protetor solar para evitar problemas de pele e queimaduras.
4. Evite viajar de carro em horários de pico
Se você evitar os horários de circulação pesada para viajar de carro, menos você sofrerá com o calor, afinal, o veículo ficará menos tempo parado.
Informe-se antes de pegar a estrada e prefira os horários com menos trânsito que, além de evitar o calor, farão você economizar tempo dirigindo.
5. Vista roupas leves
Para viajar de carro no calor, é essencial que toda a família dê preferência para roupas de material leve a absorventes.
Principalmente para as crianças, é fundamental investir em materiais suaves, como o algodão, pois elas têm contato direto com o tecido da cadeirinha para auto.
Assim, elas poderão viajar mais tranquilamente e a cadeirinha será mantida limpa e livre da transpiração.
É recomendável que todos os passageiros também previnam-se com uma muda extra de roupas, para poder se trocar, se tiver transpirado muito.
6. Faça intervalos regulares
Viagens longas são cansativas para todos os passageiros, mas sobretudo, para quem está dirigindo!
A cada 2 horas, no máximo, é preciso parar para uma pausa, hidratar-se, esticar as pernas e espairecer!
Se você estiver viajando com crianças pequenas, recomendamos retirá-las de sua cadeira para auto - mesmo que seja um recém-nascido e que esteja dormindo!
7. Ao estacionar, não deixe ninguém no veículo
Se precisar estacionar o carro, nunca se deve deixar ninguém dentro dele, sobretudo uma criança ou uma pessoa idosa, mesmo que a parada seja somente de alguns minutos.
Os riscos de insolação são grandes para as pessoas frágeis, por isso, tome cuidado! Sugira que os passageiros façam um passeio ou um lanche nos momentos de pausa.
Pequenos cuidados e precauções que muitas vezes passam despercebidos, podem garantir uma viagem mais saudável e sem preocupação!
Se você gostou das dicas e quer ajudar outras famílias a viajar de carro com segurança neste calor, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!