Para entender isto é preciso entender como o cinto de segurança do veículo funciona.
O cinto de segurança do veículo funciona porque ele possui um retrator com um mecanismo de trava que pode funcionar de 2 maneiras:
- Acionado ou pelo movimento do carro
Neste caso o cinto de segurança é travado pela inércia pois quando o veículo para repentinamente um pêndulo move-se para a frente fazendo com que uma lingueta prenda o mecanismo do cinto de segurança.
Você percebe isto ao passar em uma rua com muitas ondulações pois tentamos nos movimentar dentro do carro e nosso corpo fica preso pelo cinto de segurança sendo que somos liberados apenas após diminuirmos a velocidade.
Quando o pêndulo não é acionado o cinto do veículo não trava.
- Acionado pelo movimento dos cintos
Neste caso o cinto de segurança é travado pela força centrífuga pois quando algo puxa bruscamente a correia do cinto de segurança uma bobina gira mais rapidamente impulsionando uma alavanca que impede o movimento do cinto de segurança.
Neste sistema quando você tenta movimentar seu tronco muito rapidamente não consegue mas ao tentar fazer o mesmo movimento mais lentamente você consegue.
Quando o cinto é puxado lentamente ele não trava.
Como o cinto de segurança do veículo prende uma cadeirinha da mesma maneira que prende nosso corpo, ela ficará solta até o momento em que o sistema que trava o cinto do veículo for acionado.
Por isto que é muito importante seguir rigorosamente todas as instruções do manual do proprietário para que o cinto do veículo esteja bem posicionado na cadeirinha, desta forma quando o cinto for exigido ele travará e consequentemente impedirá o deslocamento da cadeirinha.